quinta, 25 de abril de 2024
Mentoria

Contribua para que garotas criem aplicativos em escola de verão na USP São Carlos

Technovation Summer School for Girls precisa de mentores para ajudar as participantes, que têm de 10 a 18 anos, a desenvolveram projetos em equipe de forma remota

21 Jan 2021 - 12h33Por Redação
A Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP - Crédito: DivulgaçãoA Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP - Crédito: Divulgação

Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais do mercado de áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo podem contribuir com a terceira edição da Technovation Summer School for GirlsA iniciativa está em busca de mentores que tenham disponibilidade para ajudar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo.

A escola de verão ocorrerá de fevereiro a abril, é totalmente online e gratuita, e dará oportunidade para garotas de 10 a 18 anos adquirirem novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo.

Para se tornar um mentor ou uma mentora, é preciso ter mais de 18 anos e ter disponibilidade para acompanhar, de forma remota, o trabalho de uma das equipes que serão formadas durante o evento. A comunicação se dará via aplicativos de mensagens como o WhatsApp e por meio de reuniões online, conforme a necessidade de cada grupo. Os mentores também deverão participar dos encontros online do evento (confira a agenda: http://bit.ly/techschool2021-programacao).

Os interessados devem estar dispostos a aprender e a impactar positivamente a vida das garotas, ajudando na superação dos obstáculos durante a criação dos aplicativos. Não é necessário, mas é recomendado, que os mentores tenham experiência na área de tecnologia. Para contribuir com a iniciativa, basta preencher, até 25 de janeiro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/4eb15.

Sobre o evento - A Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Segundo a coordenadora do grupo, professora Kalinka Castelo Branco, o objetivo central é mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino.

Outro objetivo da iniciativa é auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevam em um desafio internacional, o Technovation Challenge. Trata-se de uma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes devem desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. Na escola do ICMC, as meninas formarão grupos e receberão orientações para participar desse desafio. 

Leia Também

Últimas Notícias