sexta, 29 de março de 2024
Educação

Considerado de excelência, curso da UFSCar recebe nota máxima do MEC

26 Jun 2019 - 10h23Por Redação
Considerado de excelência, curso da UFSCar recebe nota máxima do MEC - Crédito: Tiago Santi - SeCS/LS Crédito: Tiago Santi - SeCS/LS

O Bacharelado em Administração do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu a nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota 5 é concedida aos cursos que apresentam perfil de excelência, com base em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. O Conceito de Curso (CC), que pode variar de 1 a 5, foi obtido após a visita in loco realizada por técnicos do MEC entre os dias 26 e 29 de maio.

A graduação em Administração possui linha de formação em Sistemas Agroindustriais, oferta 50 vagas anualmente na modalidade presencial com turno integral e tem duração de quatro anos. O professor Leandro de Lima Santos, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e que atua curso, relata que a comissão de avaliação do MEC destacou de forma positiva a estrutura curricular e o aspecto interdisciplinar da proposta; além disso salientou a formação e experiência do corpo docente refletidas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como o considerável envolvimento dos discentes em tais atividades.

Para Santos, também "contribuiu para esta excelente avaliação a nossa busca permanente por novas estratégias de ensino para atender as demandas de conhecimentos e habilidades do mercado profissional contemporâneo". A estudante Beatriz Domingos Milani, Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração, acredita que o conceito recebido reflete o empenho de todos os envolvidos com o curso, que possui um projeto pedagógico o qual garante uma visão profissional diferenciada aos egressos.

De acordo com Fábio Grigoletto, também docente do CCN e Coordenador do Curso, o resultado da avaliação indica que a graduação vem sendo construída sobre bases sólidas. No entanto, ele considera o resultado como um "ponto de partida" e não como uma "linha de chegada". "O comprometimento com o ensino de qualidade, em busca da interdisciplinaridade que é própria da área da Administração, permanece como imperativo ético e político. É com base nesse entendimento que o curso será conduzido após a divulgação do resultado", diz Grigoletto.

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, Diretor do CCN, destaca que a avaliação "representa um prêmio à inovação pedagógica, à escolha coerente da linha de formação do curso, ao denso investimento em infraestrutura e, fundamentalmente, ao engajamento e excelência de todos os servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes e pessoal de apoio da Instituição".

Com essa avaliação, o Campus Lagoa do Sino completa o reconhecimento das cinco graduações que oferece: Administração e Ciências Biológicas avaliadas com nota máxima; Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos avaliadas com nota 4. Segundo Almeida, as avaliações positivas de todos os cursos concretizam o processo de implementação do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, com excelência acadêmica e promovendo o desenvolvimento territorial. Além disso, os resultados simbolizam "o sentimento de dever institucional cumprido nesta primeira etapa de trabalho, bem como a realização do sonho do escritor Raduan Nassar, doador da fazenda Lagoa do Sino, que está gerando frutos para toda comunidade", finaliza o Diretor.

Mais informações em www.lagoadosino.ufscar.br/cursos/administracao.

Leia Também

Últimas Notícias