terça, 16 de abril de 2024
Demandas

Conservação das estradas rurais passará a ser responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura

08 Mai 2019 - 07h44Por Redação
Conservação das estradas rurais passará a ser responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade na tarde de terça-feira (7), o Projeto de Lei (PL) nº 182/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, alterando dispositivos da Lei Municipal nº 18.926, de 07 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a organização da Prefeitura Municipal de São Carlos e dá outras providências.

No projeto aprovado, passará a ser gerenciada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), e não mais pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), a conservação de estradas rurais e servidões municipais.

O atual secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e também vereador licenciado, Paraná Filho (PSB), comemorou a aprovação do PL pela Câmara e disse que o Prefeito honrou seu compromisso em transferir a referida atribuição à sua pasta.

“Fiquei muito feliz com a aprovação do projeto, pois, com isso o Prefeito Airton Garcia honra seu compromisso assumido quando aceitei o convite para ser seu Secretário de Agricultura, pois, coloquei como condicionante, a vinda das estradas rurais para a Agricultura”, destacou o secretário.

Paraná Filho ressalta que a Secretaria de Agricultura promoverá um procedimento licitatório para a contratação de empresas especializadas e serviços de máquinas e fornecimento de material agregado para a manutenção de aproximadamente 150 Km de estradas rurais ainda este ano.

“Já iniciaremos um procedimento licitatório para locação de motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador, caminhões basculantes, dentre outras máquinas pesadas, para a recuperação de aproximadamente 150 Km de estradas rurais, ainda, em 2019. Faremos também a aquisição de material agregado reciclado misto, por meio do mesmo processo licitatório, para que o serviço fique bem feito”, afirmou Paraná Filho.

De antemão, o secretário disse que na recuperação de estradas, que está planejada para este ano, a SMAA priorizará as rotas de linhas escolares e de escoamento de hortifrutigranjeiros. “São Carlos possui cerca de mil quilômetros de estradas rurais. Este ano, faremos a recuperação de aproximadamente 150 km (15%), ou seja, teremos que priorizar. E nossa prioridade será as estradas onde passam o transporte escolar e as rotas de escoamento de hortifrutigranjeiros”, explicou Paraná.

O secretário Paraná Filho disse que sempre acompanhou de perto o drama vivenciado todos os dias pelos produtores rurais de São Carlos, em relação às péssimas condições das estradas rurais do município, que além de dificultar a chegada do produto até os consumidores, trazem grandes prejuízos financeiros devido a frequente quebra de veículos.

“Sou prova do quanto o produtor rural de São Carlos foi esquecido com o passar dos anos. Nossas estradas rurais estão intransitáveis, causando atrasos na entrega dos produtos e prejuízos com o número absurdo de quebras de veículos”, desabafa o Secretário.

O passo final agora é a publicação no Diário Oficial, a qual deve ocorrer na edição da próxima quinta-feira (9), data em que passará a vigorar as novas atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA.

Leia Também

Últimas Notícias