sábado, 20 de abril de 2024
UFSCar

Congresso Médico recebe inscrições em prêmios promovidos durante o evento

Iniciativas estimulam a produção de conhecimento científico e a relação entre arte e saúde

13 Mar 2018 - 12h52Por Redação
Congresso Médico recebe inscrições em prêmios promovidos durante o evento - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Entre os dias 12 e 15 de abril será realizado o IX Congresso Médico Universitário de São Carlos (CoMUSCar), promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Sérgio Arouca (CAMSA), órgão representativo dos estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dentro da programação, o evento promove o VIII Prêmio Sérgio Arouca e o IV Prêmio Nise da Silveira, voltados para alunos de graduação de qualquer instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou para aqueles que iniciaram projetos durante a graduação e tenham se formado há, no máximo, um ano.

O Prêmio Sérgio Arouca estimula a apresentação de trabalhos científicos na área da Saúde. A ideia é possibilitar aos participantes a experiência de apresentação de trabalhos, com o recebimento de um feedback construtivo de avaliadores da área, além da divulgação da produção científica da graduação. As inscrições para esse prêmio estão abertas até o dia 23 de março e todas as instruções devem ser consultadas no edital, disponível em https://goo.gl/M5LJg.

Já o Prêmio Nise da Silveira é inspirado no uso da arte para a mudança de padrões médicos. Nesta quarta edição, o tema será "O espectro autista" e todas as formas de arte podem ser apresentadas. Essa iniciativa permite a aproximação do público leigo com os temas da Saúde por meio de expressões artísticas, além de ser uma promoção cultural que colabora com outras formas de saber dentro do Congresso. Os trabalhos também serão avaliados por uma banca e o vencedor receberá premiação em dinheiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril, conforme as instruções que estão no edital (http://bit.ly/2Fw6zb6).

IX CoMUSCar

O objetivo do CoMUSCar é reunir estudantes e profissionais das áreas da Saúde, visando a atualização dos conhecimentos dos participantes e o incentivo à pesquisa. Para isso, a programação do evento conta com palestras, mesas-redondas e minicursos (pré-congresso) sobre diversos temas atuais e de grande interesse, além da apresentação de trabalhos e as premiações.

A programação desta nona edição está sendo finalizada, mas as temáticas já foram definidas e distribuídas em blocos: Clínica Médica - infecções e antibioticoterapia; Cirurgia - cirurgia oncológica; Saúde da Mulher - disfunções sexuais; Saúde da Criança - desenvolvimento e intercorrências da infância; Saúde Mental - temas atuais em Psiquiatria; e Formação - atualidades em Saúde.

O período de inscrições para o evento será aberto em breve e todas as novidades e informações sobre o IX CoMUSCar podem ser acompanhadas pelo site www.ufscar.br/comuscar.

Leia Também

Últimas Notícias