terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Conferência Municipal do Idoso reúne 400 pessoas

11 Jun 2010 - 09h04Por Redação São Carlos Agora

A 1ª Conferência Municipal do Idoso reuniu aproximadamente 400 pessoas na manhã desta quinta-feira (10) no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro em São Carlos. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, a Conferência teve como tema: “Idoso, Família e Políticas Públicas”.

Na ocasião, os participantes puderam avaliar e votar 52 propostas elaboradas durante as três pré-conferências que foram realizadas no mês de maio sobre temas como: educação, humanização, direito do idoso, comunicação, políticas públicas, financiamento, trabalho, transporte e saúde.

A abertura da conferência contou com a presença do vice-prefeito Emerson Leal, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisete Pedrazzani, do presidente da Câmara Municipal, vereador Lineu Navarro, autor da lei que instituiu a realização da Conferência, da Defensora Pública do Núcleo de Especialização em Direitos do Idoso, Maria Alice Macedo, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nilma França Gibertoni, além de idosos, familiares, docentes de universidades e demais profissionais.

Segundo a secretária Rose Mendes, ter a oportunidade de ver o plenário lotado lhe deixou muito feliz. “Isto reflete o trabalho desenvolvido durante as três pré-conferências. Mais uma vez, São Carlos está na frente porque não são todos os municípios que possuem um Conselho Municipal do Idoso atuante e não são todas as cidades que têm conferência do idoso”.

Ela disse que iniciativas como esta são muito importantes porque a população idosa precisa de amparo. “Infelizmente nem todos estão cuidando dos idosos. Em São Carlos mais de mil idosos são vítimas de maus tratos e violência. É muito triste criar um programa para atender estas vítimas de maus tratos, mas ao mesmo tempo, fico feliz de saber que a Prefeitura tem um trabalho para amparar estes idosos”.

Agradecendo a todos que participaram do evento, Rose elogiou o conteúdo das propostas. “Eu li todas as propostas e o mais importante foi constatar que todas elas estão em sintonia com o Estatuto do Idoso”.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nilma França Gibertoni, as propostas aprovadas na Conferência serão encaminhadas aos setores responsáveis. “Em seguida caberá ao Conselho Municipal do Idoso fiscalizar e cobrar que estas propostas sejam implantadas”.

Leia Também

Últimas Notícias