quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Conexidades: Airton Garcia busca recursos para construção de centro de convenções em São Carlos

06 Jun 2019 - 13h32Por Da Assessoria de Imprensa
Conexidades: Airton Garcia busca recursos para construção de centro de convenções em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, entregaram nesta quarta-feira (5/6), durante a realização do painel de Turismo – Eventos e Negócios – Brasil a Caminho de um turismo estruturado – na segunda edição do Conexidades, um ofício ao deputado federal Herculano Passos, atual coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), solicitando recursos junto ao Ministério do Turismo para a construção de um centro de convenções no município.

Segundo o prefeito foram feitos dois pedidos: um para a construção de um centro municipal de convenções e outro para que o Governo Federal finalize as obras do centro de convenções da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Já foram investidos aproximadamente R$ 25 milhões do Governo Federal, o prédio tem nove mil metros quadrados com capacidade para receber mais de quatro mil pessoas. Finalizando essa obra e construindo outro centro, não ganha só a comunidade universitária, ganha a cidade de São Carlos, porque nós vamos trazer uma quantidade de visitante muito grande para nossa cidade”, justificou o prefeito.

Para Walcinyr Bragatto, são recursos distintos. “Para finalizar o centro de convenções da UFSCar os recursos podem ser via Ministério da Educação. Já para a construção de um centro municipal de convenções, os recursos podem ser destinados pelo Ministério do Turismo. A nossa ideia é construir um Centro Municipal para gestão compartilhada, por meio de Convention  Bureau, organização de instituições que promovem o turismo. A definição do segmento de negócios e eventos como prioritário para o desenvolvimento do turismo no Brasil não foi aleatória. Além dos investimentos públicos, a iniciativa privada tem acreditado no turismo de negócios”, avalia o secretário de Trabalho, Emprego e Renda.

O deputado federal Herculano Passos acha a reivindicação justa. “Um centro de convenções é um equipamento turístico. São Carlos reúne todas as condições para receber um investimento nesse setor: tem duas universidades públicas (UFSCar e USP), duas unidades da Embrapa (Instrumentação Agropecuária e Pecuária Sudeste), além do ParqTec com diversas empresas. A cidade está no centro do estado de São Paulo, cercada de boas rodovias, agora um tem um aeroporto internacional, enfim um centro de convenções pode aumentar a empregabilidade e o desenvolvimento da cidade. Saio do Conexidades com um compromisso: trabalhar para viabilizar esses recursos para São Carlos”, finalizou o deputado e coordenador da FRENTUR.

O 2º Conexidade é uma iniciativa da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de São Carlos e União dos Vereadores do Brasil, e será realizado no Centro de Eventos CENACON, do Hotel Nacional INN até o próximo sábado, dia 8 de junho.

Leia Também

Últimas Notícias