sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Computadores são recuperados e doados a instituições beneficentes

Embora usados, os equipamentos estão em perfeito funcionamento e serão utilizados em atividades pedagógicas

02 Mar 2011 - 16h04
0 - 0 -

Criado em 2009, o Recicl@tesc foi idealizado pelo Senac, em parceria com a USP, a Rede Social São Carlos, o Nosso Lar e a Prefeitura Municipal de São Carlos. Seu objetivo é promover as inclusões social, digital e ambiental, tendo como foco o descarte de equipamentos eletrônicos de forma ambientalmente correta. “Essas instituições formam a equipe gestora do projeto. As pessoas doam seus computadores, funcionando ou não, que são analisados por uma equipe técnica do Nosso Lar. O que é aproveitado é doado, e o que não pode mais ser utilizado, é descartado de forma ambientalmente correta”, afirmou Dennis Brandão, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e coordenador do projeto.
 
A equipe técnica é composta por alunos que recebem, sem nenhum custo, capacitação em hardware, o que permite a eles realizar a triagem dos equipamentos recebidos e manutenção do que pode ser reaproveitado.
 
Antes do projeto, os computadores velhos eram levados ao Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) de São Paulo, o que não é mais necessário. Hoje o Recicl@tesc recebe doações de diversas pessoas e empresas da cidade e também dos campi da USP de São Carlos e Ribeirão Preto.  “Hoje, podemos dizer que São Carlos tem um lugar certo para que as pessoas possam descartar os computadores que não são mais úteis, sem jogá-los no lixo comum”,  complementou Eduardo Henrique Ferin da Cunha, um dos gestores do projeto.
 
As seis instituições que foram beneficiadas na última sexta-feira foram Madre Cabrini, Francisco Thiesen, Escola Natalino Deriggi, Filhos do Peregrino Fabiano de Cristo, Associação São Carlos: Presente e Futuro e Lar e Escola Redenção.
 
O projeto tem apoio do USP Recicla, que contribui com a transferência de conhecimento sobre componentes de microcomputador.
 
Para os interessados em doar equipamentos, os pontos de coleta do projeto são os seguintes:
 
Nosso Lar
Rua Prof. Helvídeo Gouvêa, 186, Boa Vista, São Carlos. - Tel.: (16) 3377-9800  e (16) 3377-9800 

RosaCruz
Alameda das Azaléias, 282, Cidade Jardim, São Carlos.
Horário: Quartas-feiras, das 18 às 21 horas, e sábados, das 17 às 21 horas.
 
Ong Formiga Verde
Rua Ostálio Pierre, 375, São Carlos III, São Carlos - Tel.: (16) 3116-9512 e (16) 3116-9512
Horário: De segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. Aos sábados: das 17 às 21 horas

Leia Também

Últimas Notícias