sábado, 20 de abril de 2024
Saúde

Comissão da Santa Casa capta rins e córneas de doador de 54 anos

29 Set 2018 - 15h47Por Redação
Comissão da Santa Casa capta rins e córneas de doador de 54 anos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A equipe da Comissão de Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos realizou na madrugada desse sábado, 29, a retirada dos rins e córneas de um paciente de 54 anos. Esse ato de solidariedade da família irá beneficiar diretamente quatro pacientes que estão na fila de espera para receber os órgãos para transplante. O hospital já realizou 18 captações de múltiplos órgãos desde 2012

O médico coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e coordenador da Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos Humano da Santa Casa, Dr. José Carlos Bonjorno Junior, ressaltou a importância da divulgação do ato de doar. “O Brasil tem índices muito baixo de doadores quando comparado a países da Europa. “É importante que a pessoa expresse em vida seu desejo de ser doador de órgãos, para que a família possa juridicamente, efetivar a doação”.

O Ministério da Saúde ressalta que hoje, pela legislação brasileira, a retirada de órgãos e tecidos de pessoas com morte encefálica comprovada só pode acontecer após a autorização da família. Por isso, quem tem interesse em doar órgãos deve manter a família avisada, diz o governo.

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.

A Mesa Administrativa da Santa Casa valoriza o gesto de solidariedade da família na doação. “Mesmo no momento difícil de uma perda os familiares tiveram a nobreza de olhar em direção a outros seres humanos que sofrem na fila de espera por um transplante. Por isso, o hospital está atendo a essa questão e direcionado na qualificação dos profissionais e na aquisição de novas tecnologias para dar suporte para a captação de órgãos”, ressaltou o provedor Antônio Valério Morillas Júnior.

A Equipe de Captação de Múltiplos Órgãos e Tecido da Santa Casa é composta pelos enfermeiros: Maria Thereza Lazzarini, Melina Muszkat, Priscila Martelli, Adriana Coelho, Ariadni Martins, Danilo Souza e Fernanda de Almeida. A equipe multiprofissional conta ainda com a psicóloga, Marília Almeida Prado, o analista de suporte de sistema, Bruno Merino e com o jornalista, Hever Costa Lima. Todo o grupo é coordenado pelo médico, José Carlos Bonjorno Junior.

Leia Também

Últimas Notícias