quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Comerciantes acreditam que remodelação do calçadão vai melhorar comércio na área central

17 Set 2019 - 19h57
Comerciantes acreditam que remodelação do calçadão vai melhorar comércio na área central - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os comerciantes da região central estão animados com o início das obras do calçadão da rua General Osório. O trabalho começou nesta segunda-feira (16/9) e deve ser concluído até o final de novembro. A readequação da rua General Osório, entre a rua 9 de julho e avenida São Carlos, é uma obra da Prefeitura de São Carlos, em parceria com a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A proposta é resgatar a função do espaço, trazendo para a área central mobilidade, acessibilidade, segurança, inclusão, convívio social e sustentabilidade. Para o gerente da Loja Hering, Renan Capretti, “a revitalização é bastante importante, principalmente para dar uma renovada, atrair um público diferenciado para o calçadão de São Carlos e dar modernidade ao local”, disse ele.

“Além de ficar mais bonito a vista do centro e do nosso calçadão, a revitalização vai chamar mais a atenção das pessoas. Aqui vai virar um espaço para passeio, trazendo mais pessoas para comprar no comércio local”, falou Anie Caroline Jardim, gerente do Magazine Sucesso.

A obra começou com o trabalho do SAAE que irá trocar toda a rede de água e esgoto. Em seguida, serão realizadas a reformar do piso, melhorias em iluminação, a instalação de um conjunto de mobiliário e o plantio de árvores grandes. “Peço um pouco de paciência para a população. Durante alguns dias vai ficar um pouco desorganizado, mas rapidamente será reconstruído e vai ficar muito bom. Vamos dar uma boa arrumada aqui para incentivar o comércio do centro de São Carlos”, contou o prefeito Airton Garcia.

A passagem de veículos no trecho está sendo estudada. “Num primeiro momento vamos liberar a passagem de veículos especiais: polícia, ambulância, guarda municipal e bombeiros. No período da noite, estamos pensando liberar. Mas ainda vamos analisar essa situação”, disse o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz.

O custo da obra será em torno de R$ 700 mil divididos entre Prefeitura, SAAE e ACISC. A ACISC e os comerciantes investiram em um novo planejamento mobiliário para o local, com novos bancos, iluminação de LED, floreiras, bicicletários e porta-lixos. “São equipamentos que acredito que vão valorizar muito o local e atrair muita gente para cá. Essa área vai ficar muito bonita e muito atrativa, totalmente policiada e com monitoramento, aumentando a segurança para o consumidor. Somando tudo isso, quem mais ganha é a população”, explicou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

“Nós, como lojistas, estamos sempre abertos às mudanças porque sabemos que isso é bem necessário. Teremos um espaço mais amplo, agradável e aconchegante, onde as pessoas possam sentar e passar o tempo. Esperamos que a reforma venha agregar”, disse Gislaine Lopes, colaboradora da Sumirê.

A auxiliar de limpeza escolar e consumidora, Marinalva Carmo da Silva, disse que já passou da hora de remodelar o centro. “Aqui estava muito acabado, estava precisando. Todas as melhorias são bem vindas para melhorar a vida da população, quanto mais bonito melhor, né? Isso é um patrimônio nosso”, falou ela.

Leia Também

Últimas Notícias