terça, 05 de julho de 2022
19 de maio

Comemorações do “Dia do Físico” em São Carlos

Em programação consta exposição "Do Visível ao Invisível", com atividades interativas, "show" de Física, exposição paleontológica intitulada "Dinossauros"

19 Mai 2022 - 08h35Por Redação
Comemorações do “Dia do Físico” em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No Brasil, é comemorado anualmente o “Dia do Físico” em 19 de maio, que, segundo consta na história, a data faz uma alusão ao chamado “ano miraculoso”,  ocorrido em 1905, cuja separação em pares dos 4 algarismos que formam o ano gera a data 19 do mês 05 (maio). Foi nesse ano que Albert Einstein publicou seus artigos que mudariam os conceitos da Física e que foram essenciais para o avanço científico.

As enormes contribuições feitas pelos Físicos em prol da sociedade partiram do entendimento dos fenômenos presentes na natureza, utilizando-os da melhor forma para benefício da humanidade, e que requerem para além de um vasto conhecimento, uma tremenda paixão, como salienta o docente, Presidente da Comissão de Pós-Graduação e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Javier Ellena. “Como toda a profissão, ser físico requer ter paixão por aquilo que você faz e que define você como pessoa. Ser físico, permite ver o mundo com outros olhos, enxergar a beleza na natureza que às vezes fica oculta no cotidiano das pessoas. A física permite-nos, ao mesmo tempo, perceber o pouco que sabemos sobre as coisas que nos rodeiam e o muito que nos falta aprender, olhando a imensidão do universo como o conhecemos hoje. Daí, a continua necessidade de melhorar, de colaborar com outros cientistas, para que juntos possamos desvendar mais alguns pedaços desse Universo ainda oculto, no ensejo de que num futuro próximo todo esse conhecimento leve a melhoras na nossa sociedade e nas nossas vidas cotidianas. Daí, a necessidade de ensinar para mostrar aos demais toda essa beleza oculta. Temos também a responsabilidade de lutar contra o obscurantismo e contra os pensamentos retrógrados, assim como as discriminações e divisões que tanto tem afetado o nosso país e o mundo nestes últimos anos. Ser Físico, significa, no final, saber que você faz aquilo que você ama”, pontua o docente.

Para o docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IUFSC/USP), Físico e um dos maiores insignes cientistas do nosso País, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, o “Dia do Físico” induz a refletir sobre o papel desse profissional, cuja sua ação permite que todas as áreas do conhecimento avancem para o beneficio da humanidade.

Comemorações do “Dia do Físico” em São Carlos

Em São Carlos, as comemorações do “Dia do Físico” acontecem exatamente no dia 19 de maio, inseridas na programação da “Semana da Óptica - 2022 / Semóptica”, promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e que ocorrerão no Anfiteatro do Museu de Ciência “Prof. Mário Tolentino”, a partir das 10h, com a participação do Prof. Vanderlei Bagnato, de vários outros cientistas e de alunos e professores das escolas da cidade. Nesta programação está incluída a exposição "Do Visível ao Invisível", com atividades interativas, um "show" de Física, uma exposição paleontológica intitulada "Dinossauros", um Planetário, onde será mostrado como nasceu o sistema solar, bem como atividades com kits educacionais, onde os alunos poderão fazer experimentos em casa.

Clique no link para conferir a mensagem do Prof. Vanderlei Bagnato relativamente a estas comemorações. https://www.youtube.com/watch?v=VbZ82jTaY68 (Rui Sintra - Jornalista - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias