sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Comdes conhece em primeira mão o Siga-SC

23 Set 2011 - 16h22
0 - 0 -

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) realizou encontro entre os conselheiros na manhã desta sexta-feira (23), no auditório Bento Prado, no Paço Municipal. O prefeito Oswaldo Barba apresentou o projeto Cidade Digital, englobando a RedeSanca, que vai interligar os pontos como universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, equipamentos de saúde municipal - Hospital Escola, SAMU e CEME, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na transmissão de conteúdo.

São Carlos é uma das poucas cidades fora das capitais a implantar a Redemetro, batizada em São Carlos de RedeSanca. "A novidade é que esse projeto será entregue no dia 11 de outubro na cidade", anunciou Barba.

Além de economia e eficiência, a RedeSanca possibilitará também benefícios para educação em geral, como melhoria para o Ensino à Distância com o oferecimento de cursos de graduação à distância pela Universidade Aberta do Brasil; acesso a bibliotecas virtuais e conteúdos gerados por TVs e Rádios universitárias; Saúde da Família, acompanhamento familiar via rede, por exemplo; geração de conteúdo para educação e saúde através de meios como a Web, Rádio e TV universitárias; telemedicina com o uso da robótica, fabricação e uso de equipamentos de alta tecnologia como tomógrafos, transmissão de imagens de alta resolução, entre outros.

Barba ressaltou a parceria que a Prefeitura manteve com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e outras instituições, para realizar o projeto, que contou com investimentos de R$ 780 mil do Ministério da Ciência e Tecnologia.

"São Carlos é pioneira em governo eletrônico, que  facilita a vida do cidadão e trata a administração pública com seriedade e transparência", citando serviços como o SIM (Serviços Integrados do Município) e o Portal da Transparência, que expõe os gastos públicos à população, por meio do site da Prefeitura.

"Esses investimentos fizeram com que São Carlos ocupasse a 7ª posição no ranking que mediu o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em 75 municípios brasileiros", disse Barba referindo-se ao prêmio que o município ganhou do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás - em parceria com a Momento Editorial.

SIGA-SC - Antes da apresentação do prefeito Barba, o chefe da Divisão de Sistemas de Informações Geográficas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, José Fabrício Ferreira, explicou a operacionalização do Sistema de Informações Geográficas de São Carlos, o SIGA-SC, um software que fornece informações cartográficas sobre o município e que estará disponibilizado à população. "O SIGA-SC é uma ferramenta que vai auxiliar a população, a polícia, órgãos de socorro como SAMU e bombeiros na localização exata dos endereços de São Carlos".

Ferreira explica que a ferramenta apresenta um diferencial em comparação com outros recursos disponíveis para busca de endereços na Internet. "São Carlos apresenta uma numeração residencial complexa e o SIGA-SC faz a localização exata dos endereços, diferente de outros sistemas de localização por mapas na Internet", explicou.

Os secretários Paulo Almeida (Fazenda) e Lourdes Moraes (Educação) fizeram apresentações relacionadas ao Orçamento Municipal e o Plano Municipal de Educação.

No final, os conselheiros se reuniram em mesas de debates para apresentar propostas que possam contribuir para o desenvolvimento da cidade. Elas foram submetidas à votação e deverão ser conhecidas nos próximos dias. As propostas aprovadas pelo Comdes serão levadas ao prefeito Oswaldo Barba para estudos. "A reunião do Comdes foi muito produtiva, pois estimulou os conselheiros a pensar no desenvolvimento de São Carlos", comentou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli. O deputado federal Newton Lima (PT-SP) também esteve na reunião e fez uma saudação aos conselheiros.

Leia Também

Últimas Notícias