quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Comciti quer estimular desenvolvimento das empresas de base tecnológica

17 Fev 2012 - 19h33
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba empossou os 18 membros titulares do Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação) na tarde da última quinta-feira (16). A cerimônia aconteceu na Sala Antônio Massei, no Paço Municipal. O trabalho dos conselheiros se concentrará na implantação do Plano de Desenvolvimento das Empresas de Base Tecnológica. "Temos duas importantes incubadoras em São Carlos, o Cedin (Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes) e o ParqTec. O que pretendemos é criar planos para estimular a chegada dos produtos em desenvolvimento ao mercado consumidor", explica o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Antônio Carlos Thobias Júnior.

Segundo Antônio Valério Netto, do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), outro ponto a ser refletido e estimulado entre os empresários é o incentivo à inovação nas indústrias. "Pretendemos discutir a criação de pólos de tecnologia voltados para mercado de trabalho, além de provocar a inovação tecnológica entre as empresas já instaladas em São Carlos", afirmou. A primeira reunião do Comciti para tratar do tema deve acontecer no dia 13 de março.

O que é o Comciti - O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um órgão de caráter consultivo e fiscalizador, de participação direta da comunidade no desenvolvimento científico e tecnológico do município e tem por objetivo discutir as propostas para melhorar as condições de vida da população, no que se refere aos padrões de saúde, educação, transporte, habitação e meio ambiente; fortalecer e ampliar a base científica-tecnológica nas entidades de ensino, pesquisa e prestação de serviço técnico especializado e nas unidades de bens e serviços de elevado conteúdo tecnológico.

"Os conselheiros devem estar imbuídos no desenvolvimento de São Carlos", afirmou o prefeito Oswaldo Barba durante a posse do Comciti. Barba destacou a participação dos conselheiros nas discussões sobre a implantação do Citesc (Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos), Mostra de Ciência e Tecnologia e o Museu do Conhecimento "Mário Tolentino", que deve começar a operar em breve na cidade.

Leia Também

Últimas Notícias