terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

O curso destinado a médicos cirurgiões será realizado pelo doutor Marcelo Furtado, de São Paulo, em quatro pacientes do SUS

11 Ago 2017 - 18h44
Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa -

O Centro Cirúrgico da Santa Casa de São Carlos recebe nesse sábado, 12 de agosto, uma videoconferência, na qual será realizada uma cirurgia de hérnia abdominal a ser transmitida via internet, em tempo real, para um grupo de médicos cirurgiões que estarão na sede da Casa do Médico em São Carlos.

Com método de ensino inovador, serão feitas quatro cirurgias em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva de treinar os médicos de São Carlos e região. Até o momento já estão inscritos 35 médicos, incluindo 10 cirurgiões de cidades da região, como também do Sul de Minas Gerais e Oeste paulista.

O curso será ministrado pelo médico cirurgião Marcelo Furtado, de São Paulo, que desenvolveu uma didática própria para o treinamento de novos médicos para expandir o procedimento a cirurgiões que atendem a pacientes do SUS.

"O método inovador traz principalmente minimizar o tempo de internação do paciente no pós-cirúrgico o que reduz o tempo de convalescência e reduz o risco de infecção hospitalar".

Furtado afirmou que as hérnias inguinal e ventral (no abdômen) podem ser tratadas de maneira convencional (com cirurgia aberta) ou laparoscópica. "Esta segunda opção já se mostrou eficiente e mais segura, pois possibilita um retorno mais precoce às atividades físicas no trabalho, além de minimizar a dor crônica e alongamento do tempo se internação após a intervenção cirúrgica".

A Laparoscopia, declarou Furtado, permite que os procedimentos sejam realizados em regime ambulatorial ou mesmo com 24h de internação. "O tempo de retorno às atividades físicas e laborais também é mais reduzido".

O curso é uma iniciativa da equipe médica de Cirurgia da Santa Casa e as cirurgias serão feitas em parceria com o médico Edilson Seraphim Abrantes. Esta é a primeira vez que esse curso é ministrado na região. As quatro cirurgias serão feitas das 8 ás 12 horas e das 14 às 16 horas no Centro Cirúrgico da Santa Casa de São Carlos e o vídeo transmitido a sede da Sociedade Médica na Rua São Sebastião, 2714.

O curso será oferecido ainda para os médicos residentes médicos de Cirurgia da Santa Casa e para os alunos do Internato de Medicina das Universidades Federal de São Carlos (UFSCar); Brasil, de Fernandópolis e FACERES de São José do Rio Preto.

 

Leia Também

Últimas Notícias