quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Ciência Web leva vencedores de concurso a São Paulo

Alunos e professores vencedores do concurso de redação realizado em homenagem ao Ano Internacional da Química visitaram o Museu Catavento Cultural e Educacional.

08 Dez 2011 - 16h07
0 - 0 -

" A premiação foi bastante original pois o Ciência Web trabalha com difusão científica e trouxe os vencedores do concurso em um lugar de difusão cientifica, onde todos pudemos interagir, o que foi muito bom", revela a professora Lívia Grulli, que junto com o professor Antonio Rogério Bernardo, do Centro Educacional SESI, orientou as redações das alunas Débora Maffei e Bruna Gargarella, primeira e terceira colocadas na categoria Ensino Médio, quando perguntada se gostou da visita ao  Museu Catavento Cultural e Educacional, da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo.

A visita aconteceu na última terça-feira (6) e ao que parece "valeu a pena", como afirma Débora, vencedora na categoria Ensino Médio. A aluna do 3o. ano conta que o que achou mais interessante no concurso foi o tema da redação e o que mais gostou na visita ao Museu Catavento Cultural e Educacional, foi a seção Vida, onde um dos destaques é o corpo humano. Detalhe: Débora está em fase de prestar vestibular na tentativa de ingressar na Faculdade de Medicina, assim a visita foi bastante estimulante.

Os vencedores do concurso irão participar também de uma cerimônia para entrega de certificados e prêmios simbólicos, no próximo dia 13, às 14horas, no auditório do Instituto de Estudos Avançados - IEA USP São Carlos.

O Museu

O Catavento Cultural e Educacional é um museu instalado em um prédio do início do século 20, na região central da capital paulista e conta com aproximadamente 250 instalações expositivas nas quatro seções disponíveis ao público. São elas: Universo, Vida, Sociedade e Engenho. Na última seção, por exemplo, a interação com os objetos expostos é total e isso fez com que a terceira colocada no concurso na categoria Ensino Fundamental, Letícia Olaia, pudesse aprender um pouco mais, pois "a gente viu aqui conceitos que aprendemos em teoria em sala de aula, na prática. Pudemos tocar, vivenciar, aprender, brincando", ressalta.

A estudante vencedora da categoria, Sabrina Botelho reitera essa possibilidade de aprendizagem na interatividade e revela que teve suas expectativas superadas, pois "eu nem imaginava ganhar o concurso, imagine vir até São Paulo para visitar o Museu Catavento. Foi muito bom".

O concurso

O Concurso de Redação Ciência Web no Ano Internacional da Química foi resultado das atividades desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2011, pela Agência Multimídia de Difusão Cientifica e Educacional - Ciência Web, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados - IEA USP São Carlos, que realizou uma série de palestras e mesas-redondas em comemoração a um período tão importante para essa ciência. Para tanto convidou os professores da rede  de ensino de São Carlos, público-alvo desses eventos, para se unirem aos respectivos alunos e participarem do concurso que teve como prêmio uma visita ao Museu Catavento Cultural, em São Paulo.  O tema do concurso foi "A importância da Química na nossa vida" e os trabalhos vencedores abordaram assuntos baseados em exemplos de quanto a química está presente no cotidiano das pessoas.

Segundo a diretora do Ciência Web, Valda Rocha, muito mais do que escolher vencedores, o concurso teve por objetivo dar aos jovens a possibilidade de encontrar a ciência no cotidiano deles. "Além das pesquisas desenvolvidas para formular as redações, os vencedores puderam visitar um local onde a ciência está na palma da nossa mão e, assim acreditamos que a nossa mensagem foi dada", finaliza.

Leia Também

Últimas Notícias