O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral (PSDB), agendou audiência pública nesta segunda-feira (10) às 15h, na sala das sessões do Legislativo, para discussão de assuntos relacionados à federalização do Hospital Escola de São Carlos. Na última sexta-feira (28) a Prefeitura enviou à Câmara o Processo nº 0526/14, Projeto de Lei nº 0066, que autoriza o Município de São Carlos a transferir, mediante doação, a estrutura física e insumos que integram o Hospital Escola Municipal “Professor Doutor Horácio Carlos Panepucci” à Universidade Federal de São Carlos. Aberta à participação da comunidade, audiência deverá contar com presença de representantes do Executivo municipal, UFSCar e vereadores.
Após receber o projeto que era aguardado desde o início de fevereiro, Marquinho o encaminhou o projeto ao Departamento Jurídico e à comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal e agendou a audiência, informando que haverá um esforço concentrado para votar a matéria “o mais rápido possível”.
Observou que “o interesse por este processo é muito grande, já que trata de um tema importante para toda a população, que irá colocar em funcionamento mais uma estrutura de saúde pública no município”.
FEDERALIZAÇÃO - Em novembro de 2013, o prefeito Paulo Altomani se reuniu com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, entre outras autoridades, momento em que foi anunciada a federalização do Hospital Escola, bem como a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município.
Com a federalização, o HE atenderá o curso de Medicina da UFSCar, a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando o atendimento da Santa Casa, atendendo à demanda da saúde pública do município.