quinta, 28 de março de 2024
Natureza

Cerrado da UFSCar é tema de workshop em outubro

02 Out 2018 - 12h37Por Redação
Cerrado da UFSCar é tema de workshop em outubro - Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar

Promover o compartilhamento de resultados de pesquisas e de atividades científico-culturais que tenham como foco o fragmento de Cerrado do campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esse é um dos objetivos do Workshop do Cerrado, que será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro na Instituição.

Na programação, palestras e mesas-redondas vão abordar temas como restauro e recuperação, corredor ecológico, plantas invasoras e uso do fogo. As atividades acontecem no Anfiteatro Bento Prado Junior, na área Norte do Campus São Carlos. Haverá, também, visita ao Cerrado, no dia 17/10, com vagas limitadas, conduzida pelo projeto Trilha da Natureza, da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar.

O workshop é gratuito e destinado a todos os interessados no assunto, que tenham ou não projetos vinculados ao Cerrado da UFSCar. O evento é uma realização da SGAS e do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), todos da Universidade.

Segundo os organizadores, por meio de levantamentos preliminares, estima-se que nos últimos 20 anos um grande número de projetos de pesquisa e extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento - da Biologia à Computação -, têm sido desenvolvidos no fragmento de Cerrado da UFSCar. Porém, não existe um registro exato dessa produção. Nesse contexto, o evento também buscará prover um diagnóstico inicial da produção científica e cultural de trabalhos desenvolvidos no Cerrado da UFSCar, assim como diretrizes para estudos futuros.

Além disso, a expectativa é de que o workshop possa contribuir com embasamentos técnico-científicos para subsidiar os integrantes da comissão que está incumbida de elaborar um Protocolo de Uso para a Área de Cerrado da UFSCar. "O encontro será um momento de discussão pública sobre a necessidade e a importância desse documento para a conservação da área", destacam os organizadores.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

O prazo para submissão de resumos ao Workshop do Cerrado foi prorrogado até 5 de outubro. As normas estão no formulário de inscrição, acessível no site https://cerrado2018.faiufscar.com. Os trabalhos serão apresentados em formato de pôster e devem ser submetidos a um dos seguintes eixos temáticos: (1) Comunicação e Educação Ambiental; (2) Ambiente Físico; (3) Riqueza e Biodiversidade e (4) Manejo e Ecologia.

Mais informações sobre o evento, incluindo a programação preliminar, estão disponíveis no site https://cerrado2018.faiufscar.com, onde constam também reportagens e dados sobre o Cerrado da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias