quarta, 24 de abril de 2024
Transformando Vidas

Cerimônia marca a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar

18 Set 2019 - 07h26Por Redação
Cerimônia marca a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Fotos históricas, boa música e emoção nos olhos de quem falou e de quem ouviu. Estes foram alguns dos ingredientes presentes na cerimônia que marcou a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar. Logo no início da cerimônia, os presentes cantaram o Hino Nacional, viram manchetes de jornais e fotos dos primeiros anos da UFSCar. Em seguida foram apresentados o selo comemorativo, vinheta, e site das comemorações dos 50 anos. Foi também apresentado o slogan das comemorações:

Universidade Federal de São Carlos - Há 50 anos transformando vidas

"Tenho muito orgulho de fazer parte desta Universidade e de colaborar com a nobre missão de transformar vidas", comentou o ex-aluno de graduação e pós-graduação, atualmente Professor e Pró-Reitor de Extensão da UFSCar, Prof. Dr. Roberto Ferrari.

Em seguida foi apresentado um vídeo sobre a fundação da UFSCar. Foram mostrados documentos e bastidores da criação da UFSCar e seu início foi contado por quem estava lá: O primeiro Reitor da UFSCar, Prof. Heitor Gurgulino; um dos fundadores da UFSCar, Prof. Sérgio Mascarenhas; o Prefeito de São Carlos à época da fundação da Universidade, o Sr. José Bento Carlos Amaral, entre outros.

O Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 Anos da UFSCar, o Vice-Reitor Walter Libardi, convidou todas as unidades acadêmicas e administrativas e todas as pessoas da comunidade UFSCar a colaborar no resgate e na documentação da história da UFSCar. Podem ser confeccionados livros, revistas, vídeos, enviadas fotos, documentos, depoimentos ou outros materiais. Segundo o Vice-Reitor, a Comissão Organizadora deu apenas um primeiro passo, e planejou a Cerimônia de Abertura exatamente para convidar toda a Comunidade UFSCar a ajudar a escrever a história da Universidade e de seu impacto na sociedade. Em um discurso emocionado ele lembrou dos cerca de 8 mil alunos que ajudou a formar ao longo de seus anos como Professor da UFSCar. Relatou, ainda, como sua própria vida foi transformada pela Universidade.

A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, também convidou a todos a promover eventos em alusão aos 50 anos da UFSCar. Ela mencionou sua emoção ao entrevistar e homenagear o primeiro Reitor, Heitor Gurgulino, e o Prof. Sergio Mascarenhas, cujo papel foi decisivo na fundação da UFSCar. "Gostaria de reconhecer o trabalho e homenagear a cada um dos servidores da UFSCar, incluindo os que não atuam mais conosco, mas que em algum momento dedicaram seus talentos à missão de transformar vidas", acrescentou a Reitora Wanda Hoffmann.

O final da cerimônia contou com o entusiasmo da Big Boom Orchestra, formada predominantemente por pessoas da comunidade UFSCar. A cerimônia de abertura das comemorações ocorreu no dia 13 de setembro no Teatro Florestan Fernandes. Para mais informações, acesse o site 50anos.ufscar.br

Leia Também

Últimas Notícias