Menu
domingo, 07 de março de 2021
Cidade

Centro de Infecções Crônicas de São Carlos realiza campanha em busca ativa de casos de tuberculose

04 Mar 2016 - 19h22
0 - 0 -

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) da Prefeitura de São Carlos, enfermeira Ana Cláudia Lucato Cianflone, realiza até o próximo dia 15, a campanha de busca ativa de casos de tuberculose.

Durante esse período em todas as unidades de básicas e de saúde da família está sendo questionado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) se apresentam tosse persistente (sintomático respiratório) a mais de três semanas, em caso positivo, está sendo solicitado o exame do escarro para verificar a doença ativa.

Isabella Gerin de Oliveira, coordenadora do CAIC, alerta que o controle da tuberculose é uma ação de todos. “A única forma de controlar a doença é com o envolvimento do poder público e da população. A tuberculose quando descoberta no início tem cura, porém somente com união de esforços de todos vamos conseguir erradicar a doença no país, começando pelos municípios”.

Hoje 39 pacientes de São Carlos fazem tratamento ativo e outras 6 pessoas da região também recebem tratamento no CAIC, totalizando 45 casos.

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 2.277, entre as ruas Dom Pedro II e São Joaquim, no centro, também atende pacientes dos programas de saúde de Hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), HIV/Aids e Hepatites Virais.

Prêmio – Em setembro de 2015 São Carlos recebeu prêmio pelo trabalho realizado no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, inaugurado pela atual administração. O prêmio foi entregue durante o Fórum Estadual de Tuberculose. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica. Uma das questões avaliadas pelo Governo do Estado foi quantidade da oferta dos chamados para testes rápidos e também de HIV/Aids para as pessoas com suspeita de tuberculose. O programa estadual da tuberculose preconiza que esses serviços sejam integrados, o que ocorre em São Carlos. Outra questão avaliada é ao índice de cura que deve ser de 85%, além da menor taxa de abandono do tratamento.

Doença - A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias