quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Centro de Cultura Afro expõe “A África em Cartões Postais”

28 Mar 2011 - 11h50
0 - 0 -

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos de São Carlos abriu na sexta-feira (25) a exposição "A África em Cartões Postais". A mostra é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), pelo Museu Afro Brasil em parceria com a Prefeitura de São Carlos através da Coordenadoria de Artes e Cultura e da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

No total são exibidos 300 cartões postais que apresentam o cotidiano de diferentes povos africanos do século XIX e início do século XX. As imagens estão em preto e branco e pertencem à coleção particular do artista plástico, curador e diretor do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. O material revela paisagens e aspectos importantes do dia a dia de homens, mulheres e crianças do Congo, Senegal, Angola, Guiné e outros países africanos destacando os tipos físicos, vestimentas, penteados, festas populares e manifestações religiosas.

Segundo a chefe da Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, Lívia Martucci, estes cartões postais mostram o olhar dos estrangeiros sobre os africanos e não dos próprios africanos sobre eles. "É uma mostra interessante, que é composta por cartões originais e ampliados também, que está abrindo o calendário de exposições do Centro Municipal de Cultura Afro".

A exposição poderá ser vista gratuitamente até o dia 29 de abril no período de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 21h00 no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, instalado na rua Dona Alexandrina, nº 844 (esquina com a rua 13 de maio).

A partir da próxima semana Lívia destacou que a Coordenadoria de Artes e Cultura fará uma ação de divulgação nas escolas da cidade. As informações e o agendamento das visitas monitoradas poderão ser feitas através do e-mail cultura@saocarlos.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou 3373-2708.

Leia Também

Últimas Notícias