quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Centro de Cultura Afro-Brasileira recebe a mostra “Raízes” de Janete dos Santos

30 Jul 2012 - 21h05

O Centro de Cultura Afro- Brasileira "Odette dos Santos", localizado na rua Dona Alexandrina, 844, no centro, recebe de 2 a 31 de agosto, a mostra "Raízes" de Janete dos Santos.

A temática da mostra é a religiosidade afro-brasileira com temas relativos a religião umbanda, pintura de orixás, trabalho de preto velho, atabaqueiros, quilombolas, também com a exploração da figuração de personagens negros. A arte de Janete dos Santos é fruto dos estudos que tem feito sobre a técnica da pintura e seu gosto pessoal sofre a influência dos artistas Caribé e Portinari na retratação dos negros e das religiões afro-brasileiras. A técnica utilizada é óleo sobre tela e seu estilo figurativo vai do primitivismo ao modernismo.

 

A artista - Formada em Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Claretiano em 2011 e também em Técnica em Edificações em 1983 e Técnica em Secretariado em 2006, atualmente exerce o cargo de secretária na Universidade de São Paulo (USP - São Carlos), e participa do curso de Extensão na Universidade Federal de São Carlos "Equidade na Pós-Graduação para Populações Sub-representadas", financiado pela Fundação FORD. Sempre teve o gosto pela pintura, sendo que a sua carreira artística teve início efetivamente no ano de 2011 durante a apresentação do seu trabalho no 8º GESEC - Gestão de Secretariado da USP. Umbandista atuante, seu trabalho artístico está voltado para as raízes africanas, na retratação de negros e dos símbolos das religiões afro-brasileira.

O Centro de Cultura Afro- Brasileira "Odette dos Santos" funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e a entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3371-8886.

Leia Também

Últimas Notícias