quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Centro da Juventude de São Carlos é eleito uma das melhores experiências do Estado

08 Fev 2011 - 10h42

O Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado no Monte Carlo, foi uma das 9 experiências municipais bem-sucedidas citadas por publicação do governo do Estado de São Paulo. O livro, produzido pelo Cepam (Centro de Estudos de Pesquisas de Administração Municipal) e pela Coordenadoria Estadual da Juventude salienta a importância de desenvolver ações para fortalecer as políticas públicas de juventude nos municípios paulistas e apresenta como exemplo projetos executados nas seguintes cidades: São Carlos, Votuporanga, São José dos Campos, São Paulo (2 projetos), São Bernardo do Campo, Sorocaba, São Caetano do Sul e Ribeirão Preto.

Em São Carlos a publicação elogia a implantação do Centro da Juventude Elaine Viviani do bairro Monte Carlo. Inaugurado em 2008 pela Prefeitura de São Carlos, o Centro da Juventude atende atualmente 800 jovens que participam de atividades esportivas, de lazer e cultura, além de ser um local de convivência para jovens e oferecer cursos de qualificação profissional para cerca de 500 jovens por semestre.

O local está equipado com salas de aula, auditório, sala de informática, sala de marcenaria, piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de areia, laboratório de estética, quiosque, salas administrativas e áreas livres.

Destaques
O livro cita como destaque a localização escolhida para a implantação do Centro da Juventude que é uma região periférica da cidade. “Além de facilitar o acesso daqueles que desejam participar de ações dessa natureza, mas têm dificuldades de locomoção, um equipamento público numa região com essas características provoca a todos e obriga os moradores do entorno a mudarem de paradigma e atitude”.

A publicação reconhece ainda que aos poucos a comunidade incorporou o Centro da Juventude como um espaço de referência, aumentando a adesão de adolescentes e jovens nas atividades. “O que o tornou um espaço privilegiado para desenvolver e pensar políticas públicas de juventude, ou seja, uma rica fonte de informação e conhecimento”.

Para o secretário de Infância e Juventude, Roberto Menezes, o sucesso do Centro de Juventude é resultado do conjunto das atividades oferecidas de maneira integral. “É com muita alegria que São Carlos recebe essa publicação do CEPAM e da Coordenadoria de São Paulo. É muito importante para que outros municípios possam conhecer e compartilhar a experiência da nossa cidade, que está sendo muito exitosa”, declarou.

Menezes afirmou que até o final da administração do prefeito Oswaldo Barba está previsto que São Carlos tenha quatro Centros da Juventude. Além do “Elaine Viviani” será construído mais três que atenderão os bairros: Tangará, São Carlos 8 e Cidade Aracy, que já está em construção e que deve ser inaugurado ainda neste ano.

Leia Também

Últimas Notícias