terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Centro Cultural apresenta a exposição “Caminhos”

05 Nov 2012 - 13h38
0 - 0 -

Centro Cultural da USP São Carlos promove a mostra Caminhos, de Takako Nakayama, de 5 a 18 de novembro. A exposição, composta por desenhos, obras em laca e projeções fotográficas revela a múltipla produção da artista, que pesquisa desde técnicas tradicionais da arte japonesa até desenho abstrato, construindo obras com grande apuro técnico e estético.

O processo criativo na produção de obras em laca é acompanhado por fotos que serão projetadas juntamente com os trabalhos finalizados, oferecendo uma possibilidade única de compreender as várias camadas e caminhos que uma obra de arte leva até chegar à exposição. Além dessas obras, desenhos - essenciais para suas criações - também farão parte da mostra.

Takako Nakayama nasceu em 1977, na cidade de Fukuoka, Japão. Em 1993, iniciou os estudos de pintura como discípula do professor Kangaku Ajiro, com quem aprendeu a técnica de têmpera. Em 1995, estudou pintura e modelagem na escola Nakanoshima Bijutsu Kenkyuujo. Formou-se em 2000 na Universidade de Belas Artes de Osaka, tendo passado em primeiro lugar no vestibular. De 2001 a 2003 cursou a escola Ishikawa Kenritsu Wajima Gijutsu Kenshuujo, na cidade de Wajima, onde aprofundou seus conhecimentos da técnica milenar de Urushi - laca japonesa. Em 2005, recebeu da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Japão carta de reconhecimento pela capacidade de restauração de objetos históricos em laca. Trabalhou como restauradora do patrimônio histórico japonês até mudar-se para o Brasil, no final de 2005. Atualmente, a artista vive e trabalha em São Paulo.

A abertura da exposição será nesta segunda-feira, dia 5, às 19 horas e ela poderá ser visitada de segunda a sábado, das 8 às 22 horas, e domingo, das 10 às 18 horas.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão.

Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr Carlos Botelho, 1465.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106
E-mail: cultura.prefeitura@sc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias