quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

CDCC apresenta atividades no shopping de São Carlos

12 Mai 2014 - 13h40
0 - 0 -

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, desde a sua criação, tem estabelecido um vínculo entre a universidade e a comunidade por meio de atividades que buscam despertar e estimular o interesse pela ciência e pela cultura.

Durante o período de 15 a 18 de maio, das 14 às 20 horas, no Shopping Center Iguatemi São Carlos, o CDCC estará realizando uma pequena mostra das atividades que desenvolve.

Nesta mostra, o visitante terá a oportunidade de:

• ver o lobo-guará, a jaguatirica e a onça parda, conhecer onde eles vivem e uma das causas de perda da biodiversidade – a fragmentação de áreas naturais em meio aos ambientes rurais e urbanos;

• conhecer um telescópio e saber como ele funciona;

• utilizar um globo celeste para observar os movimentos aparentes do céu, as constelações e a faixa zodiacal, na qual encontramos todos os planetas, o Sol e a Lua;

• utilizar um simulador do céu – o Stellarium – um software gratuito para ver vários aspectos do céu e os astros visíveis na noite;

• conhecer livros infantis que utilizam novos recursos de editoração como a Engenharia de Papel conhecida pelos formatos “pop-ups” (livro que ao abri-lo, a página salta à sua frente), “imagens tridimensionais” e formatos de editoração que proporcionam interatividade com o leitor através do toque, sons, jogos e manipulação.

Temas como eletricidade e consumo de energia, existência do ar, pilha de Daniell e tensão superficial da água serão abordados por meio da realização de experimentos interativos.

A cultura também está presente no cotidiano do Centro, através de iniciativas como o Cineclube CDCC que desde 1981 exibe filmes clássicos do cinema mundial para a população. Um antigo projetor cinematográfico de 16mm, já em desuso devido à evolução tecnológica, estará exposto.

Leia Também

Últimas Notícias