quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

“Carta de São Carlos é nosso legado para a Rio+20”, diz Barba

15 Jun 2012 - 19h16
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba participa a partir da próxima segunda-feira (18), da Rio+20. Sua ida ao maior evento mundial para discutir Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - a Conferência da Organização das Nações Unidas - será marcada pelo recebimento do certificado representando um dos municípios a exibirem suas práticas em gestão local sustentável durante o 1º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos. Mas a presença do prefeito municipal na Rio+20 também ficará marcada pela entrega da carta "Plantando o Futuro que Queremos para São Carlos e para o Planeta", documento contendo as posições, reflexões, experiências, projetos e sugestões exitosas do município implementadas sobretudo nos últimos dez anos e que podem ser utilizadas como exemplos de boas ações de sustentabilidade por quaisquer outras cidades.

"Temos experiências de sucesso para apresentar às outras cidades, mas também queremos conhecer novas ações e programas de desenvolvimento sustentável", salienta Barba. Para o prefeito, uma das ações de São Carlos que deve despertar maior interesse em outros municípios é o trabalho da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, desde a recepção dos resíduos - feita nos Ecopontos espalhados por regiões da cidade - até a transformação em matéria-prima para a própria área de construção civil do que, antes, era entulho.

O trabalho da Usina de Reciclagem de São Carlos, aliás, foi uma das 30 experiências selecionadas para receber o prêmio "Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana", anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente no último Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

"Nós temos outras experiências importantes, como o IPTU Verde, que concede desconto para imóveis que tenham área permeável e árvore na calçada, além do Disque-Árvore, que entrega na casa do cidadão mudas de árvores", lembra o prefeito. As inscrições para o IPTU Verde 2013 já estão abertas e devem ser feitas no portal da prefeitura.

O prefeito destaca que muito foi feito desde 2001 e que é fundamental que a população de São Carlos tenha ciência das principais conquistas e projetos contínuos na área ambiental e de sustentabilidade. "Isso deve ser motivo de orgulho para todos nós, uma vez que nos tornamos referência nacional em boas práticas neste tema da Rio+20", encerra Barba.

Carta do Município de São Carlos, SP, para a Rio+20 (arquivo pdf)

Leia Também

Últimas Notícias