sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Candidatos interessados nas vagas de graduação presencial oferecidas pela UFSCar devem inscrever-se no SiSU a partir deste domingo

Universidade oferece 2.553 vagas em 57 opções de cursos distribuídas nos campi Araras, São Carlos e Sorocaba

14 Jan 2011 - 09h50

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, os candidatos interessados pelos cursos de graduação presencial oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deverão inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No total, são 2.553 vagas, sendo 240 no campus Araras, 620 em Sorocaba e 1.693 no campus São Carlos. A Universidade oferece 57 opções de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Ao se inscrever no SiSU, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Essa escolha pode ser no mesmo curso em universidades diferentes, ou em cursos diferentes na mesma universidade. As três primeiras chamadas serão feitas pelo Ministério da Educação e o candidato deve acompanhar a divulgação dos resultados no Portal do MEC e também no Portal da UFSCar (www.ufscar.br). Se o candidato não for convocado em uma dessas três chamadas, deverá manifestar interesse no site do MEC para permanecer na Lista de Espera. Se ainda restarem vagas disponíveis após as matrículas das três primeiras chamadas, a UFSCar convocará candidatos para matrícula a partir da Lista de Espera gerada pelo SiSU.

O candidato interessado pelo ingresso por reserva de vagas deverá fazer essa opção no ato da inscrição no SiSU, mas antes deve consultar com atenção a relação de documentos comprobatórios que lhes serão exigidos quando for convocado para matrícula. A relação de documentos pode ser consultada no Termo de Participação da UFSCar no SiSU, disponível em www.vestibular.ufscar.br/presencial2011/termoparticipacao_ufscarsisu2011.pdf.

Antes de fazer a inscrição no SiSU, o candidato deve consultar a Resolução CoG nº 036, de 7/1/2011 (disponível em www2.ufscar.br/uploads/resolucaocog_regulamentoufscarsisu2011.pdf), que consta do regulamento do processo seletivo, contendo calendário de chamadas, horários e locais de matrícula.

Índice Geral e Cursos
O MEC divulgou ontem, dia 13 de janeiro, o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de Ensino Superior do Brasil, que classificou a UFSCar entre as nove melhores universidades do País. O IGC é composto por resultados de avaliações dos cursos de graduação e de pós-graduação das instituições. Os resultados divulgados em 2011 referem-se ao IGC 2009.

O resultado do Índice é divulgado em valores contínuos – que vão de 0 a 500 – e por faixas, com conceitos de 1 a 5. A UFSCar está incluída entre as nove universidades brasileiras que receberam conceito 5, o que representa 5% de todas as universidades avaliadas. Em relação à avaliação em valores contínuos, a UFSCar recebeu 406 pontos. Quando consideradas todas as instituições de Ensino Superior brasileiras – o que inclui, além das universidades, centros universitários e faculdades isoladas –, 25 instituições receberam conceito 5, representando 1,2% do total de instituições avaliadas. Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a nota máxima do IGC comprova a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar. "Estar entre as nove melhores universidades do País é reflexo do esforço de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, que tem colocado a UFSCar permanentemente em destaque em relação a diferentes indicadores de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no País."

Para mais informações sobre o SiSU, acesse http://sisu.mec.gov.br/. Outras informações sobre a  participação da UFSCar no SiSU podem ser consultadas em www.vestibular.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias