sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Candidatos à Residência Médica da Santa Casa realizam prova de processo seletivo

15 Jan 2018 - 16h42Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Departamento de Ensino da Santa Casa realizou na manhã dessa segunda-feira, 15, a prova do processo seletivo para os candidatos cursar as seguintes especialidades de residência médica: Ortopedia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria.

Com 14 vagas para o início em 2018, a Residência Médica da Santa Casa São Carlos entra no quarto ano de atividade com um total de 31 médicos estudando nas instituições em períodos com duração de até três anos.

Os residentes são médicos formados, em busca da especialização. Eles atuam com a supervisão de médicos preceptores nas especialidades dentro das áreas do Centro Cirúrgico, do Pronto-Socorro, dos Ambulatórios e das Enfermarias.

A seleção da Residência Médica para 2018 contou com 107 médicos inscritos, o que gerou uma estatística de 5 por vaga, número considerado pelo Ministério da Educação como excelente. Dos inscritos, 72 fizeram a prova.

AMPLIAÇÃO

A Santa Casa aguarda o Ministério da Saúde, liberar novas bolsas de estudo para os programas em Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia, especialidades, que o hospital já recebeu credenciamento da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM para atuar.  O Departamento de Ensino trabalha na perspectiva de abertura desses novos programas ainda em 2018.

NOVAS PARCERIAS

A Santa Casa na perspectiva em se tornar um Hospital de Ensino, vem ampliando o Departamento de Ensino. Em 2018 recebeu 20 novos alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil de Fernandópolis que iniciaram as atividades do Internato Hospitalar, que representa o estágio que o aluno realiza no último ano de graduação.

Esses alunos somados a outros 80 do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade Ceres, farão o Internato Hospitalar por um período de um ano.

De acordo com o analista do Departamento de Ensino, André Mascaro, o desenvolvimento e crescimento do setor de ensino nos últimos quatro anos possibilitou essa nova parceria. "A busca pela certificação de ensino faz com que a Santa Casa amplie a sua atuação, o que está acontecendo com a Universidade Brasil. Com isso nós passamos a ter mais de cem alunos de três universidades cursando o Internado Médico Hospitalar na Santa Casa".

Leia Também

Últimas Notícias