terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Campanha USP do Agasalho começa em 1º de abril

16 Mar 2016 - 08h39Por Rui Sintra/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Terá início no dia 1º de abril, a 10ª edição da Campanha USP do Agasalho. A campanha, que deverá acontecer até o mês de junho deste ano, é uma iniciativa de alunos do Campus USP São Carlos, que tem como objetivo arrecadar roupas de crianças, jovens, adultos e idosos, para distribuição em creches, asilos e inclusive em uma instituição que acolhe pessoas com déficit mental. Apenas no ano passado, a Campanha USP do Agasalho arrecadou mais de 35 mil peças de roupas, que foram entregues em trinta instituições.

"Através da arrecadação e doação dessas roupas, nós ajudamos as pessoas que sofrem com a carência de agasalhos no período de frio rigoroso e atingimos o principal objetivo da campanha, que visa estreitar a relação entre o campus e a sociedade são-carlense, que nos acolhe", explica Júlia Assirati, aluna do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e coordenadora de divulgação da campanha.

As doações poderão ser feitas em caixas coletoras que ficarão acessíveis 24 horas por dia e que serão instaladas em alguns locais do campus USP São Carlos, mais especificamente nas portarias do campus e nas unidades, bem como em algumas regiões da cidade, como em farmácias e escolas. A arrecadação também será feita através das "saídas às ruas", nas quais os membros e voluntários da campanha visitarão vários bairros da cidade, em busca de doações. "Primeiro entregaremos panfletos nesses bairros, divulgando o dia em que passaremos nessas regiões para arrecadar as roupas", explica ela.

Posteriormente, as roupas arrecadadas passarão por uma triagem,processo em que elas serão separadas e organizadas para finalmente serem entregues às instituições. Segundo a coordenadora, qualquer pessoa interessada em colaborar com o trabalho desses alunos poderá ajudar tanto nas saídas às ruas, como na etapa de triagem, que normalmente reúne aproximadamente cem pessoas.

Embora qualquer cidadão possa colaborar durante as arrecadações, apenas alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo podem se tornar membros da organização da campanha. Para isso, basta entrar em contato com os organizadores através da página da campanha no Facebook (https://www.facebook.com/campanhadoagasalhouspsc)

COOPERAÇÃO COM A IMPRESSÃO DE CARTAZES

As caixas coletoras que serão instaladas pelos alunos no campus e em outras localidades de São Carlos deverão conter cartazes que facilitem a identificação dos pontos de coleta. Por questões orçamentárias, neste ano os alunos não conseguiram fazer a impressão de cem cartazes coloridos, em papel A2. Portanto, aqueles que tiverem condições de colaborar com a campanha neste sentido podem contatar os membros organizadores através da página da Campanha USP do Agasalho no Facebook.

Leia Também

Últimas Notícias