sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Campanha na Miguel Petroni procura educar motoristas

27 Jul 2016 - 13h52Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Secretaria de Transporte e Trânsito com o apoio da Secretaria de Educação, Fundo de Solidariedade Amai-vos e Guarda Municipal, realizou nesta quarta-feira, 27, uma operação de conscientização da Campanha Trânsito Mais Humano na região da avenida Miguel Petroni, no Jardim Santa Felícia.

O São Carlos Agora acompanhou com exclusividade a convite do diretor de Trânsito Antônio Alfaro  e do secretario Marcio Marino a campanha e verificou que os motoristas ficaram satisfeitos com a preocupação da Prefeitura Municipal, em realizar campanhas para diminuir os índices de acidentes no trânsito

Tendo como objetivo levar à população a consciência para um trânsito mais seguro e mais humano, o primeiro dia de campanha contou com pedágios educativos. As mensagens de alerta para os motoristas foram passadas por meio de placas e na entrega de materiais educativos para os motoristas e adesivos da campanha para serem colados nos veículos, disse o Secretario Marcio Marino

Segundo dados da Polícia Militar, de janeiro a dezembro de 2015, o município de São Carlos registrou 940 boletins de ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo automóveis, motociclistas e bicicletas. Foram 1550 vítimas, sendo 6 delas fatais. Outros dados que chamam atenção são que 58% dos leitos dos Hospitais são ocupados por vitimas de acidentes de trânsito, 74% dos acidentes são causados por infrações, enviar mensagens de texto ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes.

"É um movimento com palestras e campanhas educativas que unem forças para simples ações que fazem toda a diferença para um trânsito mais humano e seguro. Temos um levantamento de acidentes que chamam a atenção, esse número pode muito maior se cada um não fizer a sua parte, disse a Presidente do Fundo de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Ciclistas: Respeite as leis de transito: circule nas vias, no sentido do fluxo de veículos, próximo às calçadas. Use roupas claras e sinalize com antecedência todos os seus movimentos. Use capacete para a sua segurança.

Pedestre: Respeite a sinalização e use sempre a faixa de pedestres. Atravesse a rua em linha reta, longe das curvas e olhando sempre para os dois lados.

Motociclistas: Mantenha-se sempre visível. Não costure entre os demais veículos. Piloto e garupa devem sempre usar o capacete, devidamente afivelado e com óculos de proteção ou viseira.

Motoristas: Use sempre o cinto de segurança. Respeito à sinalização e aos limites de velocidade. Não use o celular ou fume enquanto dirige. Respeite as vagas do idoso e do portador de necessidades especiais.

Leia Também

Últimas Notícias