sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Campanha Fique Sabendo acontece a partir do dia 26

21 Nov 2018 - 07h46Por Redação
Campanha Fique Sabendo acontece a partir do dia 26 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, vai trabalhar o Dezembro Vermelho, com Campanha Fique Sabendo. Durante todo o mês, serão realizadas ações de enfrentamento do HIV/AIDS e Sífilis com a testagem rápida, palestras e atividades educativas, além da promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

Na cidade, a realização do Teste Rápido mudou o perfil do diagnóstico, identificando casos de transmissão mais recente. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho), tanto de HIV como de Sífilis.

O teste rápido será oferecido gratuitamente, entre os dias 26/11 e 7/12, em vários locais: CAIC, UFSCar, USP e Unicep, na Etec Paula Souza, Senac, Unidades Básicas de Saúde do Aracy, Santa Felícia, Vila Isabel, Vila São José e Redenção, Fundação Casa, CAPS-AD, Casa de Passagem e Divina Misericórdia (Cidade e Aracê).

O Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha é por causa do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que a taxa de infectados aumentou entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 a 19 anos, com variação de 187,5%; de 20 a 24 anos, com alta de 108%, e entre 25 a 29 anos, com aumento de 21%. As ações e propostas são pautadas em evidências científicas, na evolução tec­nológica e no diálogo com todos os atores envolvidos na luta contra a epidemia.

Leia Também

Últimas Notícias