quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogada até 15 de junho

30 Mai 2018 - 19h47
Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogada até 15 de junho -

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa que o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (30), a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada devido à paralisação dos caminhoneiros que ocasionou na falta de combustível em todo país.  Inicialmente, o fim da distribuição da vacina estava previsto para o dia 1º de junho.

Em São Carlos a cobertura está em 66,55%. O grupo das crianças (41,65%) e o das gestantes (42,91%) são os que apresentam as coberturas mais baixas. Já o grupo dos idosos (77,48%) e das puérperas (70,73%) são os com cobertura mais altas. A meta é vacinar 90% grupos prioritários.

Em todo pais a cobertura está em 66%. Foram imunizados até o momento 35,6 milhões de pessoas. Com a prorrogação da campanha o Ministério da Saúde pretende vacinar outros 18,8 milhões de brasileiros que ainda não receberam a dose imunizante, chegando à meta que é vacinar 54,4 milhões de pessoas.

“O Ministério também já sinalizou que caso sobrem vacinas após o dia 15 de junho vai ampliar o público para crianças até 9 anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. Mas o importante é que os grupos de risco procurem as unidades de saúde até o dia 15. Chamamos a atenção dos pais para que levem seus filhos já que esse é o grupo com menor adesão até o momento em São Carlos”, ressalta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Kátia Spiller.

O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas, como asma ou diabetes, também integram o grupo prioritário.

De acordo com o Ministério da Saúde, 100% das 60 milhões de doses do imunizante já foram distribuídas aos estados.

 

Leia Também

Últimas Notícias