quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima segunda

10 Jul 2014 - 21h40
0 - 0 -

Termina na próxima segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação contra a gripe em todas as unidades de saúde da cidade. A imunização nacional teve início no dia 22 de abril e por determinação do Ministério da Saúde e do Grupo de Vigilância Epidemiológica, o prazo foi estendido para que todos os municípios atinjam a meta de 80% de cobertura.

Integram o grupo de imunização, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, também podem receber a vacina, com prescrição médica.

No início do mês passado, o estado de São Paulo ampliou a campanha para policiais civis e militares, professores (rede pública e particular) e carteiros, que estão sendo imunizados mediante a apresentação de identificações funcionais. A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas e Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). 

Neste ano, a dose está protegendo contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Não devem receber a vacina, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores.

Desde o início da campanha, 38.521 pessoas receberam a prevenção em São Carlos, representando uma cobertura vacinal de 78,32%. Conforme último levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações foram vacinados 22.687 idosos, 9.177 crianças, 4.633 profissionais de saúde, 1.569 gestantes, 451 puérperas e quatro indígenas.

Leia Também

Últimas Notícias