quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Campanha de vacinação contra a gripe continua com enfoque nas crianças e gestantes

22 Jul 2014 - 20h42
0 - 0 -

Após atingir a cobertura vacinal de 82,52% do público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, segue com a campanha de vacinação contra a Gripe até 1.º de agosto em todas as unidades de saúde, com enfoque na adesão das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e gestantes. 

A imunização, também continua disponível para pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis e militares, professores (rede pública e particular) e carteiros. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, estão recebendo a vacina somente com prescrição médica.

Desde o início da campanha, no dia 22 de abril, conforme último levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, 40.590 pessoas foram imunizadas contra a gripe em São Carlos. Desse total, 23.855 foram idosos, 9.739 crianças, 4.844 profissionais de saúde, 1.693 gestantes, 455 puérperas e quatro indígenas.

A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas e Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Neste ano, a dose protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

“Apesar da grande adesão da população e o empenho dos profissionais da rede de saúde e colaboradores que trabalharam sem medir esforços nesta campanha, mais uma vez, estamos conseguindo prorrogar o prazo de imunização, em especial para as crianças e gestantes que representaram menor adesão do grupo prioritário”, disse a chefe da vigilância, Márcia Valério Pallone.

Leia Também

Últimas Notícias