quinta, 28 de março de 2024
Estacionamento rotativo

Campanha de orientação completa 30 dias e regras da Área Azul Digital em São Carlos entram em vigor a partir de 10/09

Durante um mês, usuários foram informados sobre como proceder ao usar o estacionamento rotativo na cidade

03 Set 2018 - 16h57Por Redação
Campanha de orientação completa 30 dias e regras da Área Azul Digital em São Carlos entram em vigor a partir de 10/09 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No mês de agosto, a Estapar promoveu, em conjunto com a Prefeitura de São Carlos, uma campanha de orientação à população sobre o uso da Área Azul Digital no município. Desde o dia 6 de agosto, foram distribuídos 30 mil panfletos informativos. Houve, ainda, a divulgação de 360 inserções em sete rádios locais e de vídeos explicativos nas redes sociais e site da Estapar e Prefeitura Municipal.

A campanha teve como objetivo explicar e instruir os usuários da Área Azul Digital de São Carlos sobre todo o processo, desde as opções para a compra do tíquete até como regularizar a situação em caso de cobrança.

Durante o mês de conscientização, mais de dois mil novos cartões recarregáveis foram emitidos. Já o número de notificações de Aviso de Cobrança de Tarifa, por falta de pagamento pelo uso da vaga, chegou a 6.258. Destas, apenas 2.120 foram regularizadas, até o dia 25 de agosto.

Com a realização da campanha, a partir de 10 de setembro os agentes de trânsito da cidade, através do videomonitoramento online, poderão aplicar as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro aos usuários que não respeitarem as normas do estacionamento rotativo, que são as seguintes:

GRATUIDADE DE 30 MINUTOS POR DIA NO CARTÃO RECARREGÁVEL

O usuário tem acesso a 30 minutos de gratuidade no cartão recarregável por dia, sendo 15 minutos pela manhã e outros 15 minutos à tarde. Para habilitar ou solicitar um novo cartão, basta comparecer à Central de Atendimento ao Usuário e fazer o pedido. Vale ressaltar que o tempo de gratuidade do cartão recarregável não pode ser utilizado para regularizar o Aviso de Cobrança de Tarifa.

PREÇOS E FORMAS DE PAGAMENTO

O pagamento pelo uso da Área Azul Digital pode ser realizado no parquímetro mais próximo ou pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar, que pode ser baixado gratuitamente. Os valores do estacionamento rotativo são: R$0,85 (30 minutos), R$1,70 (1 hora) e R$3,40 (2 horas). Está dispensada a obrigatoriedade de deixar o tíquete de pagamento no para-brisa do veículo. O motorista deve apenas guardá-lo para o seu controle.

AVISO DE COBRANÇA DE TARIFA

Quando o motorista não realiza o pagamento da tarifa pelo tempo estacionado, ele recebe o Aviso de Cobrança de Tarifa. A partir do horário indicado na notificação, o usuário tem o prazo de 10 minutos para adquirir o tíquete e regularizar a situação. O pagamento pode ser feito no parquímetro ou pelo aplicativo Vaga Inteligente. Caso perca o prazo, o usuário tem até 24 horas, a contar do horário do recebimento do aviso, para pagar a taxa de pós-utilização no valor de R$ 5,00 e não ser multado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO MÓVEL

A fiscalização dos veículos estacionados na Área Azul Digital é realizada pelas agentes da Estapar, por meio de vídeos ao vivo, que são reproduzidos na Central de Monitoramento da Prefeitura. Desta forma, os agentes de trânsito da cidade podem aplicar as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro aos usuários que não respeitarem as regras do estacionamento rotativo, que conta com 2.286 vagas.

FACILIDADE NA PALMA DA MÃO

Por meio do aplicativo Vaga Inteligente, disponível para Android e IOS, é possível pagar, renovar e regularizar o tíquete até o tempo máximo permitido, além de emitir a tarifa de meia hora. Com a função GPS, o aplicativo permite que o veículo estacionado seja facilmente encontrado. É possível, ainda, configurar um alerta de vencimento do tempo de uso, para evitar o recebimento do Aviso de Cobrança de Tarifa e multas.

A campanha de comunicação chega ao fim, porém as agentes da Estapar estarão sempre à disposição para explicar e orientar da melhor forma possível sobre o funcionamento do estacionamento rotativo. Em caso de dúvidas, o usuário pode procurar a Central de Atendimento na Rua Major José Inácio, 1958 – Centro, ou pelo telefone (16) 3371-1239.

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