sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Campanha de higienização das mãos 2014 da Santa Casa de São Carlos

05 Set 2014 - 08h30

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo Hospitalar e Epidemiologia da Santa Casa de São Carlos instituiu a Higienização das Mãos como tema para campanha de 2014. O objetivo desta edição foi o de realizar ações mensais para sensibilizar os profissionais para transformar a higienização das mãos em um hábito dentro de sua rotina de atendimento ao cliente. 

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito relevante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções e segurança do paciente. 

A campanha teve início em maio, mês que se comemora a Prevenção de Infecção Relacionada ao Serviço de Saúde e que também foi feita à escolha do Slogan da Campanha com sugestão e votação dos próprios colaboradores. Já no mês de junho foi realizada a premiação dos participantes e no mês seguinte foram adquiridas camisetas para divulgação da campanha.

De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de São Carlos Maria Carolina B. Spadacini, no mês passado ocorreu o treinamento, que constituiu um método especial de aprendizagem; “tivemos uma rápida palestra sobre a importância da ação e o passo a passo da técnica correta e em seguida atividades práticas, onde o profissional fazia a higienização com álcool gel incolor, porém fluorescente, simulando a anti-sepsia;” explicou Maria Carolina. Ela disse ainda que após a realização do procedimento o profissional colocava a mão dentro de uma caixa especialmente montada com luz negra onde era possível verificar se a técnica tinha sido realizada de forma adequada. “A luminosidade presente nas mãos revelava os pontos que foram higienizados corretamente e as áreas sem luminosidade, os locais que não foram alcançadas pelo gel, permitindo que o próprio participante do treinamento identificasse as falhas na realização do procedimento e após distribuição de álcool gel e folheto informativo”; concluiu a enfermeira. 

A iniciativa contou com uma grande participação dos funcionários, que de uma forma descontraída relembravam à maneira correta de higienizar as mãos.

Leia Também

Últimas Notícias