sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Campanha de Cirurgias de catarata tem nova etapa neste final de semana na Santa Casa

05 Jul 2012 - 10h05
0 - 0 -

Acontece neste sábado e domingo, 7 e 8  de julho, mais uma etapa da campanha de cirurgias de catarata organizada pelo Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Nesses dois dias, a equipe médica altamente especializada nessa área vai realizar perto de 150 procedimentos cirúrgicos de pacientes de São Carlos e também da região. O objetivo dessa campanha assim como ocorreu ns duas  primeiras, é diminuir a fila de espera para este tipo de doença. Apenas entre casos de catarata, a cidade e região têm perto de mil e quinhentos pacientes na fila de espera.

A nova equipe do ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes. Está totalmente equipado para oferecer atendimento à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS. Além de cirurgias de catarata, são feitos exames e cirurgias de retina e glaucoma.

Um dos coordenadores do ambulatório Dr. Celso Davi Lopes garante que essa fase das atividades do ambulatório serão feitos alguns mutirões de cataratas, uma vez que o Governo retomou os mutirões e isso vai dar uma grande oportunidade para pessoas com baixa visão há anos de recuperarem sua visão por completo: "não só São Carlos, mas outras cidades brasileiras estavam carentes dessa prática e agora com o apoio do poder público podemos trazer esse benefício à população e diminuindo a demanda também;" explicou o oftalmologista Celso Lopes. Outra boa notícia para a cidade é a inauguração de um Centro de Referência de Glaucoma onde estará disponível todo o atendimento, consultas e medicamentos para tratar dessa doença altamente preocupante sendo considerada hoje a terceira maior causa de cegueira no Brasil. Daí a importância desse tratamento, pois se a pessoa descuidar pode apresentar um quadro de cegueira irreversível. Atualmente São Carlos tem perto de 800 pessoas que sofrem do problema de glaucoma. Para realizar consultas e cirurgias, é necessário primeiro passar por um posto de saúde.

 

O que é

Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. Para felicidade de todos, é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais.

Catarata é o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão. A catarata pode acometer um ou os dois olhos. Trata-se de um processo comum em pessoas idosas.

Fatores de risco da catarata

O risco de catarata aumenta com a idade. Outros fatores de risco:

  • Algumas doenças, como o diabetes.
  • Fumar
  • Ingestão de bebidas alcoólicas
  • Exposição prolongada à luz solar

Sinais da catarata

Os sinais da catarata evoluem muito lentamente. 

  • Visão turva ou embaçada
  • Um halo ao redor de focos de luz ou focos de luz muito brilhantes
  • Visão noturna deficiente
  • Visão duplicada
  • Cores desbotadas

Leia Também

Últimas Notícias