quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Campanha contra a Poliomielite começa neste sábado

11 Ago 2015 - 19h57
0 - 0 -

O Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realiza de 15 a 31 de agosto, a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite e Atualização do Esquema Vacinal das crianças menores de 5 anos de idade. O dia “D” da vacinação acontece neste sábado (15), das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Unidades de Saúde da Família (USF´s).

O grupo alvo da campanha são crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (quatro anos 11 meses e 29 dias). Com meta de vacinação mínima de 95% a estimativa é que mais de 123 milhões de crianças sejam imunizadas em todo o Brasil. Só no estado de São Paulo a estimativa é de 2 milhões doses.

A vacina oral contra a Poliomelite (VOP) induz boa imunidade e humoral protegendo contra três tipos do poliovírus 1, 2 e 3, com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contra indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

Já a Campanha Nacional de Multivacinação (Atualização do Esquema Vacinal) para atualização do esquema vacinal, tem como objetivo o incremento das coberturas vacinais e a homogeneidade em todo o país, para a manutenção da erradicação da poliomielite, sarampo e o controle das outras doenças imunopreveníveis. 

No atual calendário de vacinação serão disponíveis doses contra 17 tipos de doenças: A vacina BCG que protege contra a tuberculose, a vacina rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarreia, vacina da poliomelite que protege contra a paralisia infantil, vacina pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, vacina pneumocócica conjugada 10-valente, vacina meningocócica conjugada C, vacina contra a febre amarela, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra influenza, vacina varicela e a vacina hepatite A.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, é fundamental que os pais das crianças ou interessados em se imunizar, comparecem dentro do prazo da campanha e apresentem a carteira de vacinação. 

“Neste ano, devido ao dia “D” da campanha cair em um feriado, optamos em não montar postos volantes. As pessoas devem comparecer na unidade de saúde mais próxima de casa e apresentar a carteira de vacinação para receber a proteção. Pedimos que todas as pessoas procurem a vacina dentro do prazo da campanha, pois ainda não sabemos se terá prorrogação”, concluiu ela.

Capacitação enfermeiros - Como parte de preparação para o início da Campanha Nacional contra a Poliomielite, enfermeiros da rede municipal da saúde, participaram na tarde desta terça-feira (11), no auditório do Museu da Ciência “Mário Tolentino” de uma capacitação. Mais de 40 profissionais acompanharam atentas as diretrizes da campanha deste ano. 

Leia Também

Últimas Notícias