quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Caminhão do Impostômetro chega a São Carlos nesta 5ª feira

Moradores vão visualizar, no painel, quanto pagaram de impostos neste ano e saberão valores embutidos em produtos.

20 Ago 2013 - 10h04
0 - 0 -

Nesta quinta-feira (22/8), a população de São Carlos vai receber o Caminhão do Impostômetro, com o painel que informa quanto os brasileiros pagam em tributos para União, estados e municípios.

Promovida pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), a ação tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária. E também lembrar que ele já pode visualizar, nas notas fiscais, o valor dos impostos embutidos nos produtos e serviços que consome - conforme a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que entrou em vigor no dia 10 de junho.

Além de mostrar o total pago por todos os brasileiros neste ano, o Impostômetro instalado no Caminhão também vai revelar o quanto foi desembolsado pelos moradores de São Carlos. No interior do veículo, o visitante poderá selecionar produtos em telas touch screen e visualizar as notas fiscais referentes, com o valor destacado dos impostos.

O Caminhão do Impostômetro antecede a Virada do Trilhão - daqui a alguns dias, o painel vai chegar à marca de R$ 1 trilhão - e faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas - entre elas a Lei de Olho no Imposto.

Em São Carlos, o caminhão chegará às 9 horas e percorrerá as principais avenidas da cidade. Ao meio-dia será estacionado na Praça Maria Aparecida Resitano, para que a população veja o painel e os impostos nos produtos. Às 14 horas, voltará a circular pelas ruas.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/imagens/impostometro-saocarlos-3.jpgO Caminhão do Impostômetro já esteve em Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Campinas e vai passar por Sorocaba, Santos e São Paulo.

Para o presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, o Caminhão do Impostômetro é uma forma de levar para perto das pessoas as informações sobre os tributos. "A ação é uma alavanca para a conscientização quanto à alta carga tributária no Brasil. Levar isso até as cidades e mostrar fisicamente o quanto os cidadãos pagam em impostos causa um impacto. Muita gente desconhece que são os impostos pagos que mantêm os serviços públicos e que, portanto, deve-se exigir melhorias e cobrar das autoridades a melhor utilização do dinheiro".

Segundo o presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, a iniciativa pretende mostrar ao cidadão sãocarlense o quanto de imposto está embutido nos  produtos que ele compra, para que seja reivindicada a aplicação desses recursos em serviços públicos de qualidade. "É importante destacar que o Caminhão do Impostômetro vem pela primeira vez à cidade com a Lei do Imposto em vigor. Com isso, devemos também orientar as empresas para o cumprimento da legislação", finaliza Alfredo Maffei Neto.

Movimento das Associações Comerciais

O Caminhão do Impostômetro faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Uma das conquistas é o Impostômetro, que foi inaugurado em 2005 e está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível fazer diversos tipos de consultas - por exemplo: o que dá para fazer com o dinheiro (quantas casas populares podem ser construídas, quantos professores do ensino fundamental podem ser contratados etc).

A conquista mais recente do Movimento das ACs foi a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais de produtos e serviços. Pelo site www.movimentoac.com.br é possível acompanhar o trabalho do Movimento.

Roteiro:

19/08 Mogi das Cruzes
20/08 São José dos Campos
21/08 Campinas
22/08 São Carlos
23/08 Sorocaba
26/08 Santos
27/08 São Paulo

Leia Também

Últimas Notícias