sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Caminhão com o Impostômetro chega a São Carlos na 5ª feira

10 Ago 2012 - 16h48

A partir das 09 horas de quinta-feira (16), a população de São Carlos receberá o caminhão que levará o Impostômetro e o Feirão do Imposto a 11 cidades paulistas até o dia 24 de agosto. Esta ação servirá para conscientizar a população de diversas regiões do Estado sobre a alta carga tributária brasileira. O Impostômetro mostrará em cada cidade o valor pago por todos os brasileiros e também - com exclusividade - o valor pago por todos os moradores do município visitado.

Em São Carlos, o caminhão chegará às 09 horas e percorrerá as principais ruas da cidade. Às 11 horas será estacionado na Praça Maria Aparecida Resitano (em frente ao Mercado Municipal), para que a população possa visitar o Feirão do Imposto em seu interior. Neste feirão estarão expostos vários produtos com a indicação dos impostos embutidos em seus preços. A partir das 14 horas, o caminhão voltará a circular pelas ruas de São Carlos e às 18 horas seguirá para Campinas.

O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, aposta na ação como uma alavanca para a conscientização das pessoas em relação ao excesso de impostos pagos no Brasil. "Acredito que levar o Impostômetro até as cidades e mostrar fisicamente o quanto todos pagam de impostos cause um impacto impressionante nas pessoas. Muitas vezes, o cidadão desconhece que os impostos que ele paga é que mantém os serviços públicos. Por essa razão, deve exigir melhorias e cobrar das autoridades competentes a melhor utilização desse dinheiro".

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Alfredo Maffei Neto, a iniciativa irá movimentar a cidade e será muito útil para conscientizar a população de toda a região. "Queremos que as pessoas sejam conscientes de que pagamos impostos para termos hospitais, transporte, segurança e boas escolas. Acredito que essa ação vai abrir os olhos de nossa população. Além de mostrar que pagamos muitos impostos, queremos que todos exijam a contrapartida em serviços públicos de qualidade", finalizou Neto.

Pelo hotsite www.horadeagir.com.br, todo cidadão pode manifestar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputados federais - com o envio de mensagens - para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

São Carlos - Desde 1º de janeiro deste ano, os moradores de São Carlos, juntos, já pagaram mais de 350 milhões de impostos municipais, estaduais e federais. Este cálculo, que também pode ser feito pela população de outros municípios, está disponível no Portal do Impostômetro na internet, no endereço www.impostometro.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias