quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Caminhada Outubro Rosa reúne milhares de pessoas nas ruas de São Carlos

30 Out 2017 - 17h37
Caminhada Outubro Rosa reúne milhares de pessoas nas ruas de São Carlos -

A manhã do último sábado (28) marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa com a tradicional Caminhada. Com muita alegria, movimentação e alto astral, muitas mulheres de São Carlos aderiram ao chamamento do Fundo Social de Solidariedade que durante todo o mês de outubro alertou e convocou, de forma intensiva, para os cuidados e a prevenção do câncer de mama, um dos tipos de maior incidência.

A concentração e saída da Caminhada Outubro Rosa ocorreu na Estação Ferroviária, local onde também foram trocados os tickets pelas camisetas do evento. Para ter direito ao ticket as pessoas doaram produtos de higiene pessoal ou pacote de fraldas (geriátrica ou infantil).

Na praça o público pode assistir a apresentação da academia Motricidade e dogrupo de dança Jailson Stilleto. O público também pode aferir a pressão, fazer massagens e as mulheres também tiveram a opção de melhorar o visual com uma equipe profissional de maquiagem. Frutas e muita água também foram distribuídas gratuitamente.

A psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico e do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM), Alessandra Groppa, fez um balanço das atividades do Outubro Rosa. "Agradeço o apoio do Fundo Social. Conseguimos fazer diversas atividades, principalmente nas unidades de saúde, chamando a atenção para o diagnóstico precoce. Hoje atendemos de 5 a 6 casos novos de câncer de mama por mês no Ambulatório Oncológico, por isso é importante que as mulheres se conscientizem de que o diagnóstico precoce é importantíssimo, quanto antes diagnosticar, muito mais chance de cura ela vai ter".

Desde o início da Campanha Outubro Rosa, no dia 2 de outubro, já foram realizadas palestras, rodas de conversas, ações em saúde da mulher, capacitação de estudantes e enfermeiras da rede municipal de saúde, além da exposição "Extravaganza Superação Rosa" do fotógrafo Carlos Matos que fez um trabalho especial para a Campanha Outubro Rosa, retratando 18 mulheres que fazem parte do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM).

Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids foram parceiros do Fundo Social de Solidariedade na Campanha Outubro Rosa.

Todos os produtos de higiene arrecadados na Caminhada Outubro Rosa serão repassados para entidades cadastradas na Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias