quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Câmara realiza homenagem aos 60 anos do Senac São Carlos

Entidade tem excelência na formação de profissionais para o comércio de bens, serviços e turismo

23 Mar 2011 - 09h30
0 - 0 -

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal homenageia o Senac São Carlos, em sessão solene comemorativa aos 60 anos de atividades no município. “O Senac, por meio de suas ações em áreas diversas de atuação e extensa programação de atividades, não apenas acompanha como participa ativamente do desenvolvimento de São Carlos, qualificando as pessoas para o mercado de trabalho com grande competência”, declara Edson Fermiano, presidente da Câmara Municipal e propositor da sessão.

A vereadora Laíde Simões (PMDB) será a oradora oficial da solenidade, aberta ao público, que será realizada no auditório do Senac (rua Episcopal, 700, Centro) às 19h30. Segundo Laíde, nestas seis décadas, o Senac, por meio de seus projetos, programas e cursos que combinam tecnologia, cidadania e inovação, “encontrou em São Carlos o caminho perfeito para cumprir sua missão de bem formar profissionais e cidadãos compromissados com o desenvolvimento”. “O Senac possui grande identificação com nossa cidade”, disse.

Atuando desde 1951 no município, a instituição inicia sua trajetória no endereço da Rua Treze de Maio e, a partir de 1971, com a construção do prédio próprio, transfere suas atividades para o atual endereço na Rua Episcopal, 700. Com a crescente oferta de títulos voltados à educação profissional, em 2007, passa a oferecer atividades também em um segundo endereço na Rua José Bonifácio, 893.

No primeiro ano de funcionamento, a unidade desenvolveu os cursos Praticante de Comércio, Preparatório e Auxiliar de Comércio. Atuava, também, como núcleo local do programa Universidade do Ar, servindo como suporte didático-pedagógico para realização do curso comercial radiofônico. Além deste, oferecia um curso profissionalizante em datilografia, carro-chefe da unidade. Na mesma década outros cursos passaram a compor o portfólio da unidade como o de cabeleireiro e manicure/pedicuro.

 Hoje, por meio de parcerias com outras instituições públicas e privadas o Senac mantém projetos que proporcionam aos alunos aperfeiçoamento continuado em áreas especificas, oferece à comunidade cursos em diversas áreas como administração, saúde, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho, audiovisual, estética, desenvolvimento social, nutrição, tecnologia da informação, turismo, entre outras.

 No último ano, cerca de 11 mil atendimentos foram realizados pelo Senac São Carlos e para 2011 as metas da unidade incluem ampliação da oferta de cursos gratuitos, aumento do Atendimento Corporativo, intensificação do desenvolvimento dos serviços educacionais, reforço à gestão da parceria local e da representação política do Senac junto às instituições públicas, ONGs, entre outras.

Em 2009, a unidade deu início à modernização e ampliação de seu primeiro prédio, que passa por uma ampla reforma com previsão de entrega para o ano de 2012, o que possibilitará um aumento no atendimento que hoje é de 680 alunos, para 1.300 por período.Por meio de parcerias estabelecidas com órgãos públicos e instituições locais, a unidade também oferece cursos nas cidades de Itirapina, Descalvado, Pirassununga e Porto Ferreira.

 O Senac São Carlos trabalha sua responsabilidade social com atividades como o Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões, direcionado a jovens de baixa renda em busca de inserção no mercado de trabalho. Além disso, realiza ações para o Terceiro Setor, principalmente, atividades voltadas aos gestores sociais que estimulam o desenvolvimento local e fortalecem as entidades  da cidade e região.

Serviço
Sessão Solene da Câmara Municipal – Homenagem 60 anos do Senac São Carlos
Data: 24 de março
Local: auditório do Senac São Carlos
Horário: 19h30
Endereço: Rua Episcopal, nº 700 – Centro
Telefone: 16 2107-1055

Leia Também

Últimas Notícias