terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Câmara Municipal e CPP prestam homenagem aos professores nesta quinta-feira

22 Out 2014 - 17h22

A Câmara Municipal de São Carlos e o Centro do Professorado Paulista estarão realizando nesta quinta-feira (23), às 19h30, no Teatro La Salle do Colégio Diocesano (Av. Dr. José Pereira Lopes, 252 – Vila Prado), uma sessão solene para entrega do Troféu “Professor João Jorge Marmorato”  à “Professora do Ano de 2014” , Amarilza Helena Gianeis Peres, do Troféu “Professora Benedicta Stahl Sodré”  à  “Professora Emérita do Ano de 2014” ,  Marilene Sacchi Gallo, e do Troféu “Palmiro Mennucci” ao Prof. Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza,  em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos ilustres cidadãos à Educação.

Na  ocasião também serão homenageados os professores  Adolpho Nocilli Neto, Dilma Terensi Rodrigues de Campos, Iria Muller Guerrini, Maria José Lisbôa e Maria Luísa de Barros, além de outros professores que,  na mesma solenidade, não poderiam deixar de ser lembrados.

A Professora do Ano, Amarilza Helena Gianeis Peres, é são-carlense, a terceira filha  de uma família de oito irmãos, sendo seis trabalhando na área de educação. Concluiu o magistério em 1983, já trabalhando como auxiliar em escolinha particular e em 1990 terminou o curso superior em História, também já lecionando no ensino médio, fundamental e EJA.Trabalhou em dezenas de estabelecimentos escolares em São Carlos e  atualmente leciona no ensino fundamental na rede estadual de ensino na segunda fase – com alunos na faixa de 2 anos. Amarilza desde o início da carreira atua como representante de escola junto a entidades e sindicatos dos professores. Participa das campanhas da categoria e das lutas pelo reconhecimento e valorização do professorado como profissional de importante papel como agente formador de pessoas.

A Professora Emérita do Ano, Marilene Sacchi Gallo,  iniciou sua vida profissional na função de Professor Substituto Efetivo que exerceu na EEPG Eugênio Franco, em São Carlos, no período de 14 de abril de 1967 a 21 de fevereiro de 1972.Também lecionou na função de  Professor I na EEPG Bispo Dom Gastão em São Carlos  entre os anos de 1986 e 1992. Em 1993 foi nomeada em caráter efetivo para o cargo de Professor I, com posse e exercício em 8 de fevereiro daquele ano na EEPSG Professor Sebastião de Oliveira Rocha, sendo sido posteriormente remanejada para a EEPSG Eugênio Franco no ano de 1996. A professora Marilene teve  a sua trajetória diretamente ligada à Escola Estadual Eugênio Franco onde  foi aluna, estagiária, lecionou e, após anos de dedicação aposentou-se  no dia 15 de fevereiro de 2008.

O Professor Doutor Paulo Nathanael Pereira de Souza que recebe o “Troféu Palmiro Menucci” é o atual reitor da UNISciesp – Universidade Corporativa do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo – e chanceler da Universidade Corporativa do SESCON.

Graduado em economia e administração, respira educação desde que se formou professor primário em nossa cidade. Passou pelas mais diversas áreas do magistério até se tornar doutor em Educação pela Universidade Mackenzie. Foi professor universitário nas áreas de economia, história e educação durante dezenas de anos.Na década de 60, representou a educação do Estado de São Paulo no Conselho Estadual de Educação que o credenciou a se tornar membro do Conselho Federal de Educação por 14 anos, inclusive atuando como seu presidente. Em 1966 foi por um semestre secretário estadual de Educação no governo Laudo Natel.

Em 1971 foi convidado pelo prefeito da capital paulista, José Carlos de Figueiredo Ferraz, a assumir o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura,onde atuou por 4 anos. Foi superintendente da Fundação de Artes Bienal de São Paulo e Vice Presidente da Fundação de Ciências Aplicadas. Exerceu diversos cargos relacionados às áreas educacional e cultural e empresarial, tendo recebido numerosas condecorações nacionais e internacionais.

Atualmente exerce o cargo de presidente das Academias Paulista de Educação e Cristã de Letras, além de ser membro titular das academias paulistas de História e Letras, bem como das brasileiras de Filosofia e de Educação.Autor de mais de 20 obras sobre educação, entre elas, “Educação, estágio e trabalho”, e “Educação e desenvolvimento no Brasil”, Paulo Nathanael Pereira de Souza desenvolve trabalhos na área educacional também como membro do Conselho Editorial da Revista USP.É titular, entre outros, dos conselhos deliberativos das seguintes organizações: Fecomércio, Associação Comercial de São Paulo, CIEE-SP, CIEE-Rio, CIEE Nacional, Fiesp, Ceagesp, Secovi e Fundação Faculdade de Medicina da USP. Autor da obra “Caminhos e Descaminhos da Educação Brasileira”, teve sua biografia escrita pela historiadora Yvonne Capuano,sob o título “Relógio do Tempo”. Realizou dezenas de viagens ao exterior, na maioria das vezes a convite de governos (dos Estados Unidos, França, Japão, entre outros) para conhecer sistemas modernos de Educação.

Leia Também

Últimas Notícias