sábado, 13 de agosto de 2022
Cidade

Câmara Municipal concluiu consulta sobre símbolos e ritos religiosos em suas instalações

27 Jun 2022 - 18h10Por Redação São Carlos Agora
Câmara Municipal de São Carlos: Consulta Pública ouviu população sobre laicidade do Estado - Crédito: divulgaçãoCâmara Municipal de São Carlos: Consulta Pública ouviu população sobre laicidade do Estado - Crédito: divulgação

A Câmara Municipal de São Carlos divulgou o resultado de uma Consulta Pública online. promovida para conhecer a opinião da população sobre a retirada ou inclusão de símbolos e ritos religiosos do plenário e das sessões legislativas.

Realizada no período de 7 de abril a 6 de maio deste ano, a consulta teve por base a importância de promover um debate amplo na sociedade acerca da laicidade do Estado, e submeteu à consideração dos munícipes três questões relacionadas ao tema.

As contribuições enviadas por meio do portal da Câmara na internet apresentaram os seguintes resultados:

1) Considerando o disposto no Art. 19 da Constituição Federal, que versa acerca da laicidade do Estado, você é a favor da separação entre Estado e Religião?

SIM - 82.69% (129)

NÃO - 17.31% (27)

2) Você concorda com a obrigatoriedade da leitura da bíblia cristã no início de

cada Sessão Ordinária ou Extraordinária do Legislativo?

NÃO - 66.67% (104)

SIM - 33.33% (52)

3) Considerando a existência de um crucifixo cristão no plenário da Câmara Municipal, você concorda com a inclusão de outros símbolos religiosos no plenário?

NÃO - 51.28% (80)

SIM - 48.72% (76)

O teor das opiniões dos munícipes está disponível no site da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br)

Ao agradecer as pessoas que participaram da Consulta Pública, o vereador Djalma Nery (PSOL), destacou que “é importante para a democracia que todos possam se manifestar e ajudar aqueles que tomam decisões a escutar a sociedade, a fim de decidir de forma assertiva e conectada com o que de fato a sociedade anseia”.

Leia Também

Últimas Notícias