sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Câmara aprova CPI para investigar desfalque nos caixas da Prefeitura

08 Jun 2016 - 14h42Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira, 7, a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar desvios de dinheiro público e irregularidades nas contas da Prefeitura de São Carlos.

A CPI será presidida pelo vereador Roselei Françoso (Rede), terá como relator o vereador Ronaldo Lopes (PT) e como membros os vereadores Dé Alvim (SDD), Eduardo Brinquedos (PSC) e Maurício Ortega (PSDB). A abertura da CPI foi discutida em reunião na manhã de segunda-feira (6) na qual estiveram presentes 20 parlamentares do Legislativo municipal.

As irregularidades no poder Executivo dizem respeito à troca de cheques realizada dentro da Prefeitura que supostamente beneficiariam particular. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) havia solicitado um levantamento do caixa da Prefeitura e encontrou pelo menos dez cheques sem fundo e indícios de que R$ 375 mil foram desviados dos cofres públicos.

O prefeito registrou um boletim de ocorrência para denunciar o possível esquema e, paralelamente, a Prefeitura abriu uma sindicância e exonerou servidores possivelmente envolvidos.

A CPI deverá ouvir o diretor e o secretário envolvidos no caso, o empresário aparentemente beneficiado com as transações, representante do Tribunal de Contas, além de acompanhar as investigações policiais. Entre os documentos da Prefeitura que a comissão deverá investigar, constam os boletins de caixa, cópia dos cheques devolvidos e ainda os registros das compras diretas do Executivo, contratos, oriundos de Convites de Preços, firmados pela Prefeitura até o valor de oitenta mil reais.

O presidente interino da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB) já havia garantido celeridade ao processo de apuração para que não haja interferências no processo eleitoral. "O relatório deve ser entregue até o final de julho ao vereador Lucão Fernandes (PMDB), que retornará à presidência do Legislativo", disse em entrevista à imprensa nesta semana.

Leia Também

Últimas Notícias