quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

“Cada mecha um sorriso”: trote solidário da UFSCar terá doação de cabelos

04 Mar 2018 - 08h50Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A partir da próxima segunda-feira, 5, cerca de 3 mil novos estudantes chegam aos quatro campi da UFSCar  - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - para o início dos  estudos na graduação. Para recebê-los, a Universidade prepara a tradicional Calourada, cuja programação contempla uma diversidade de ações que envolvem atividades de recepção e acolhimento.

Em São Carlos, a 'Calourada 2018' promete uma semana bastante intensa e a recepção tanto dos novos ingressantes quanto dos veteranos contará com o já tradicional trote solidário e que assim como no ano passado, por iniciativa da Associação Acadêmica Atlética da UFSCAr visará a doação/arrecadação de cabelos para a confecção de perucas que serão destinadas à entidades que atendem pessoas em tratamento contra o câncer.

"Cada mecha um sorriso. Esse é o nome da nossa ação social dentro da semana da calourada. Nós da Atlética entendemos que o trote 'com propósito' é uma ótima maneira de receber os calouros e os veteranos, envolvendo-os em ações de responsabilidade social e proporcionando-lhes experiências", destacou a diretora de gestão de pessoas e projetos sociais da Atlética UFSCar, Milena Maria Pinto.

A campanha de doação de cabelos acontecerá entre os dias 5 e 7 de março dentro da UFSCar.  Na segunda e terça-feira a arrecadação acontecerá no  Auditório 02 da BCO, das 17h00 às 20h30. Já na quarta, dia 07, as doações das madeixas poderão ser feitas durante a Gincana da Calourada (na lateral do ginásio) das 14h00 às 17h00. Esse ano houve a parceria com a USP junto ao seu "Trote Solidário", onde no dia 01 de Março os membros da Atlética estiveram presentes no campus da universidade, também arrecadando cabelos.

Para doar é necessário que os cabelos estejam lavados e secos, cujo corte mínimo será de 12 cm. A iniciativa terá corte de cabelo gratuito, a ser realizado por profissionais de toda cidade, sendo cada dia um grupo diferente de profissionais. Porém serão recebidas mechas já cortadas caso os voluntários assim preferirem. Aliás, a campanha não se destina somente aos calouros; veteranos e voluntários da comunidade são-carlense também são bem vindos à ação.

A expectativa de arrecadação é bastante positiva. "Estamos bem otimistas! Ano passado teve uma ótima repercussão. Esse ano, nos meses de férias os estudantes já estavam entrando em contato pra saber quando seria a próxima doação; fomos citados em pesquisas como organização de doações. É uma ação que todos abraçaram na edição anterior e por isso acreditamos que esse ano será ainda melhor", disse a presidente da Atlética, Marília Gabriela.

Todo o cabelo arrecadado terá um hospital destinado. Ano passado o contemplado foi o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú e neste, a Atlética UFSCar estará  buscando outra parceria para que  a ação possa colaborar com instituições diferentes.  

CALOURADA 2018 - Trata-se de um momento importante deste início de semestre. O Diretório Central dos Estudantes da UFSCar (DCE UFSCar), gestão Todo Povo Desse Chão, Associação Atlética Acadêmica UFSCar (AAA UFSCar), centros acadêmicos e coletivos prepararam uma programação especial com apresentação de projetos de extensão, projetos sociais, entre outras atividades extracurriculares.

Cada curso terá uma recepção específica de seus alunos, embora os grupos da UFSCar organizem atividades para toda a universidade. A semana da Calourada é repleta de ações como, por exemplo, a GincanAAA 2018, organizada há anos pela Atlética e que proporciona uma tarde de atividades e brincadeiras, incluindo apresentação de perfis importantes dentro da universidade como a Reitoria, principais grupos da UFSCar, apresentação das modalidades esportivas, dentre outros.

Toda a programação da Calourada poderá ser conferida no site http://www.calourada.ufscar.br ou no perfil do Facebook da Atlética: www.facebook.com/AAAUFSCar

SERVIÇO

'CALOURADA 2018 - CADA MECHA UM SORRISO'

LOCAIS:

- 5 de Março, das 17h às 20:30h, Auditório 2 da BCO (UFSCar)

- 6 de Março, das 17h às 20:30h, Auditório 2 da BCO (UFSCar)

- 7 de Março, das 14h às 17h, ao lado do Ginásio da Federal.

Leia Também

Últimas Notícias