Menu
quinta, 06 de maio de 2021
Cidade

Busalert apresenta mais uma inovação

Motoristas dos coletivos são avisados através do sistema de mensagem de texto instalado no ônibus em qual ponto está o deficiente visual ou físico

01 Nov 2012 - 15h40
0 - 0 -

O sistema Busalert, aplicativo de celular desenvolvido, a pedido da Prefeitura de São Carlos, pelo Grupo Criar com a parceria da empresa de ônibus Athenas Paulista e a empresa Citatti, responsável pelo geoposicionamento e o monitoramento das linhas do transporte coletivo, disponibiliza para a população de São Carlos mais uma inovação. Agora os motoristas são avisados que no ponto de ônibus há um deficiente visual ou físico e também qual é seu nome.

O aviso é mostrado no terminal de texto, disponível nos coletivos da frota municipal, com antecedência de cinco pontos anteriores ao que o deficiente está. Há cada ponto o Sistema emite um lembrete ao motorista. Para que isso aconteça os deficientes devem estar cadastrados no sistema e ter em seus celulares o aplicativo Busalert instalado para que possam realizar a consulta da distância do ônibus do local onde está. O cadastro pode ser feito através dos telefones de atendimento do Grupo Criar: 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000.

Para o prefeito Oswaldo Barba a implantação dessa segunda etapa já estava prevista desde a implantação do Sistema, inclusive a Athenas Paulista já estava treinando os motoristas para operacionalizar os módulos instalados no interior dos veículos. "O sistema proporciona ao usuário mais mobilidade, liberdade de deslocamento e acessibilidade".

Para o Diretor do Grupo Criar, Sérgio Soares, o Sistema é inovador e respeita o direito do cidadão à mobilidade urbana: "O motorista saberá com antecedência que precisará acionar os equipamentos de acessibilidade instalados nos coletivos, a fim de facilitar a locomoção de um deficiente físico, por exemplo. Estamos muito felizes em oferecer gratuitamente esse Sistema à população de São Carlos, pois nosso grupo nasceu nesta cidade. É uma forma de agradecer pelas oportunidades que tivemos aqui".

Como funciona o sistema - Prático, gratuito e simples, esse aplicativo, que nasceu inicialmente com o propósito de atender e auxiliar os deficientes visuais foi expandido e também pode ser utilizado pela população em geral e funcionando em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para utilizar o Busalert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME. Para baixar o programa o usuário deverá mandar um torpedo (SMS) de acordo com o sistema operacional de seu celular. Para celulares que rodem jogos ou programas em JAVA deve ser enviada a frase INSTALAR BUSALERT JAVA, para o sistema operacional da Google muito comum nos celulares mais novos a frase é INSTALAR BUSALERT ANDROID e para o sistema tradicional para alguns modelos INSTALAR BUSALERT WINDOWS. Em seguida o Sistema retornará ao usuário uma mensagem com o link para efetuar a instalação, ou o telefone do Suporte, caso tenha alguma dificuldade na instalação.

Os telefones para envio de SMS, de acordo com cada operadora, são: TIM (16) 8168-4444, VIVO (16) 9717-2277, CLARO (16) 9342-7500, OI (16) 8836-8888 e CTBC (16) 9996-6999. O usuário pode escolher qualquer telefone, de qualquer operadora. Em geral, SMS para a mesma operadora costuma ser mais barato. Esta operação é executada apenas uma vez e não há custo para utilizar o Busalert, apenas o uso normal do seu celular. O SMS é enviado apenas uma única vez na instalação.

Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus, onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Vale lembrar que não é necessário estar no ponto para receber esta informação.

Caso o usuário tenha dúvidas ou não consiga instalar o programa ele ainda poderá consultar o Suporte do Grupo Criar pelos telefones 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000, ou acessar o site http://busalert.com.br/. No caso de contato via telefone é importante que se faça a ligação de outro aparelho para poder operar o celular onde será instalado o Busalert.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias