quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Bombeiros do ano são homenageados e recebem títulos na Câmara Municipal

30 Jun 2010 - 13h53Por Redação São Carlos Agora

A Câmara Municipal de São Carlos realiza nesta quinta-feira (1º.), às 19h30, no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega dos títulos de Bombeiro do Ano ao soldado PM Elias Matias Ribeiro e de Bombeiro Homenageado do Ano ao Cabo PM Rafael Antunes Lopes. O “Dia do Bombeiro” é comemorado em 2 de julho, data oficializada no país em 1954.

“Homenagear os Bombeiros é, antes de tudo, enaltecer a importante contribuição que oferecem para a consecução de uma das mais nobres tarefas de serviço público, que é a segurança, a proteção e o socorro das pessoas”, afirma o vereador Edson Fermiano (PR), orador oficial da solenidade na Câmara.

Escolhido “Bombeiro do Ano”, o Soldado PM Elias Matias Ribeiro nasceu em 7 de Julho de 1969, no município de Araraquara. Filho de Francisco Ribeiro e Abigail de Oliveira Ribeiro, é casado com Lucimiriam Cássia Martins Ribeiro e pai de sete filhos: Ruan, Lavanne, Agricia, Estefane, Maria Júlia,  Hugo e Larissi.Iniciou a carreira em  1990, quando ingressou na Policia Militar no Núcleo de Formação de Soldados de Pirituba.SP. No ano 2000 foi transferido para o Posto de Bombeiros de São Carlos.Atualmente, pertence ao efetivo do 16o. Grupamento de Bombeiros - Piracicaba, servindo na Sede do Terceiro Subgrupamento de Bombeiros de São Carlos.Ao longo de sua carreira foi agraciado com a Láurea de Mérito Pessoal em 5º Grau e Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau. Recebeu por duas vezes o título de Policial do Mês e diversos elogios individuais pelos serviços prestados à Instituição e a comunidade. Na função de auxiliar administrativo, destacou-se pela forma competente com que assessorou o Comando do 3° SGB, tendo importante atuação para que as reformas e ampliações dos quartéis do Corpo de Bombeiros de São Carlos fossem realizadas.

O “Bombeiro Homenageado do Ano”, Cabo PM Rafael Antunes Lopes  nasceu em 21 de maio de 1965 em São Carlos, filho de Natal Antunes Lopes e Maria Antonia Faustino. É casado com  Siumara Maria da Costa Antunes Lopes e pai de dois filhos: Bruno e Higor. Iniciou a carreira em 1991, quando ingressou na Polícia Militar no Núcleo de Formação de Soldados de Jardinópolis e após a conclusão do Curso de Formação de Soldado foi classificado no Município de São Carlos. No ano de 1994, o então Sd Antunes foi promovido à graduação Cabo da Polícia Militar.Atualmente integra o efetivo do 16º. Grupamento de Bombeiros, servindo no Posto de Bombeiros de São Carlos.

Ao longo de sua carreira foi agraciado com a Láurea de Mérito Pessoal em 5º Grau e Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau e diversos elogios individuais pelos serviços prestados à Instituição e a comunidade. Na função de auxiliar das guarnições de incêndio, salvamento e resgate, destacou-se por seu profissionalismo em atuações operacionais nas mais diversas ocorrências e também participa ativamente das campanhas realizadas pelo Posto de Bombeiros de São Carlos, tais como Bombeiro Sangue Bom, Campanha do Agasalho, Dia do Bombeiro, entre outras.

Leia Também

Últimas Notícias