quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Bibliotecas Municipais criam “Hoje é dia de Poesia”

18 Abr 2011 - 09h52

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), desenvolve diversos projetos voltados para o incentivo à leitura. "Hoje é dia de Poesia" é um destes projetos que consiste na fixação de cartaz com poesia em elevadores de prédios públicos e particulares.

No cartaz é possível encontrar, além da poesia, um breve resumo da vida do autor, o livro de onde a poesia foi extraída e as bibliotecas municipais que possuem o exemplar. O objetivo do projeto é fazer com que o usuário do elevador se interesse pela leitura no momento em que se desloca de um andar para outro, cerca de 60 prédios receberam cartazes contendo poesias.

"O cartaz está lá e a gente se alimenta com um pouquinho de poesia" explica Claudete Sacomano, diretora do SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas).

Os cartazes são enviados aos prédios que aderiram ao projeto quinzenalmente. Os interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com as Bibliotecas Públicas Municipais.

Comemorações
As comemorações em homenagem ao Dia Nacional do Livro, que será comemorado no dia 18, começam cedo. A partir das 9h desta segunda-feira (18) acontece o "Pé de Livro", evento onde vários livros de um autor específico serão colocados em uma árvore com o objetivo de incentivar a leitura. Este ano o autor escolhido foi Rubem Alves. Para completar as comemorações haverá também apresentações musical e da peça "A Pipa e a Flor", baseada em texto do autor. Essas atividades acontecem na praça em frente à igreja Catedral.

Já na biblioteca Euclides da Cunha, da Vila Prado, que também comemora 2 anos de atividades, o Dia Nacional do Livro com a apresentação da peça "A Pipa e a Flor" a partir das 14h, também na segunda-feira (18). Em Água Vermelha haverá exposição de livros de Monteiro Lobato, patrono da literatura infantil brasileira e contação de histórias. 

"O Pé de livro e todas estas iniciativas são formas diferentes de incentivar a leitura, não basta dar o livro e pedir que a criança leia, é preciso fazer algo que incentive e desperte o gosto pela leitura", explica Claudete.

Outros Projetos
A comunidade são-carlense conta com vários projetos de incentivo à leitura que acontecem em bibliotecas e Escolas do Futuro mensalmente ou semanalmente. Entre as iniciativas estão o "Romance...aos Pedaços...", enviado por e-mail para usuários cadastrados e interessados e o Barganha Book, que acontece nas bibliotecas ou nas escolas, promovendo a troca de livros. As bibliotecas municipais também realizam contação de história para as escolas, basta agendar a data previamente.

Rubem Alves
Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Entre suas obras estão "A Árvore e a Aranha", "A História dos Três Porquinhos", "A Libélula e a Tartaruga", "A Menina, a Gaiola e a Bicicleta", "Conversas com quem gosta de ensinar", "Histórias de quem gosta de ensinar", "Entre a ciência e a sapiência",  "Filosofia da Ciência e Conversas sobre Educação".

Leia Também

Últimas Notícias