quinta, 28 de março de 2024
Semana do Livro

Biblioteca do IFSC/USP recebe jovens do “Projeto Pequeno Cidadão”

23 Out 2019 - 09h04Por Redação
Biblioteca do IFSC/USP recebe jovens do “Projeto Pequeno Cidadão” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Integrada na programação da XXII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e 8ª Semana Conjunta do Livro e das Bibliotecas do Campus USP São Carlos, a Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no dia 22 do corrente mês, em suas instalações, a Oficina: Leitura e criação para alunos do último ano do Projeto Pequeno Cidadão do Campus USP São Carlos.

Cerca de duas dezenas de jovens participaram das atividades promovidas pela Biblioteca do IFSC/USP, tanto no que concerne à contação de histórias, quanto às atividades lúdicas que se seguiram, coordenadas pelas servidoras do nosso Instituto, Sabrina di Salvo Mastrantonio e Maria Neusa de Aguiar Azevedo.

Para a Profª Camila Morasco, que acompanhou as crianças nesta ação, a iniciativa da Biblioteca do IFSC/USP no âmbito do “Projeto Pequeno Cidadão” é extremamente benéfica, principalmente por ser uma iniciativa que promove a aproximação da Universidade às crianças e adolescentes abrangidos pelo projeto. “É muito bom eles serem recebidos com muito carinho pelo pessoal da USP e terem um espaço aberto para desenvolverem atividades que, na verdade, nem eu própria conhecia. É super interessante, até para nos aproximarmos mais de vocês e de todas as áreas do conhecimento aqui na USP. Este é um tipo de iniciativa que deverá ser feito com mais regularidade, inclusive para incentivar os jovens para a leitura e com isso motivá-los a frequentar uma universidade pública, porque no seu cotidiano eles vêm os universitários irem e vindo das aulas, mas não têm noção do que é um Instituto de Física, ou de Química, Engenharias, etc. Acho que aproximar estes jovens da universidade é um ato que encerra em si um leque de oportunidades para eles, despertando curiosidade e quem sabe no futuro ingressarem em alguma dessas áreas”, comenta Camila.

O “Projeto Pequeno Cidadão”, de caráter social, foi implantado no Campus da USP de São Carlos em 1997,  atendendo crianças de baixa renda com idades entre 10 e 14 anos, sendo realizado no Centro Esportivo, nas dependências da USP.

Este projeto é resultado de uma parceria entre KPMG Auditores e a Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), promovendo, junto dos jovens, atividades educacionais, esportivas, culturais e artísticas, e oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou lanche e jantar) e higienização (banho e escovação).

Para participar do projeto, a criança passa por uma triagem sócio-econômica e tem que estar matriculada em uma escola de ensino regular. (Rui Sintra - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias