Menu
quarta, 27 de outubro de 2021
Cidade

Bebê sãocarlense que passou por transplante de coração volta para casa

06 Abr 2019 - 11h21
Bebê sãocarlense que passou por transplante de coração volta para casa -

 

A bebê são-carlense, Emanuelly Vitória da Silva Pinheiro, que completa 01 ano neste sábado (6), ganhou de presente de aniversário a alta do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. A menina passou por um transplante de coração, no dia 19 de fevereiro, quando ainda tinha apenas 10 meses, já está em casa. Foram 136 dias de internação, dos quais 108 passou no UTI de CardioPed (nos períodos pré e pós-transplante) e 28 na enfermaria.

Emanuelly apresentou problema cardíaco no sétimo mês de vida e fazia o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Paula. Após exames e encaminhamento, ela foi internada no HCM para esperar um coração. 

Aliviada a mãe fala sobre a expectativa da volta para casa. “Não há descrição para o que estou sentindo. É um alívio imenso. Até que enfim, acabou. Sou extremamente grata ao tratamento que recebemos aqui. Agora, é vida nova!”, afirmou. A pequena esteve internada por quatro meses no HCM e há oito está fora de casa.

Relembrando o caso - Emanuelly fez parte de um fato inédito na história do HCM, a realização de dois transplantes de coração infantil em menos de 24 horas. A mãe dela recebeu a notícia de um novo coração para a filha, no dia 19 de fevereiro, terça-feira, o órgão do doador da capital paulista. Quando a pequena recebeu alta para a UTI, no final do procedimento, na quarta, 20, de fevereiro, por volta das 8h, a equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica de Rio Preto (Seccap) recebeu a informação da disponibilidade de um outro coração; desta vez, compatível com o paciente J.P.G.S. O bebê, originalmente de Ji-Paraná (RO), nasceu com um problema cardíaco e estava no HCM. O menino segue nos cuidados da UTI CardioPed, estável e sem previsão de alta.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias