quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Barragem do lago da UFSCar passa por nova vistoria

23 Nov 2017 - 08h54
Barragem do lago da UFSCar passa por nova vistoria -

O Vice-Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Prof. Dr. Walter Libardi coordenou na quarta-feira (22/11), uma nova vistoria na barragem do lago do Campus São Carlos.

Participaram o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero; o comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Capitão PM Jean Gomes Pinto e membros do Comitê Gestor criado para gerenciar as ações na barragem com o objetivo maior de priorizar a segurança das pessoas.

"Nós estamos avaliando qual o risco físico, o nível de água que a barragem comporta e quais as medidas imediatas mitigadoras para evitar alagamentos.", disse o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero.

De acordo com registros da Prefeitura Universitária o lago já transbordou na via sobre a barragem em outras ocasiões, por isso há a preocupação com o volume de água. O Corpo de Bombeiros de São Carlos se colocou à disposição para colaborar: "Nós estamos avaliando os impactos e a nossa ideia é que assim que parar de chover reduzindo o volume do lago nós teremos como mergulhar e checar a situação das comportas.", contou o Capitão Jean.

A redução da quantidade de água no lago é a próxima providência a ser tomada pela UFSCar. Porém, após formar o lago do Campus as águas do Rio Monjolinho seguem seu curso  passando por São Carlos e seguindo até o rio Jacaré Pepira. Assim, a Universidade está comprometida em minimizar os inconvenientes do aumento na vazão da comporta do lago ao mesmo tempo em que garante a máxima segurança dentro e fora do Campus São Carlos. 

"Vamos manter o bloqueio da via enquanto for necessário, por enquanto apenas para carros. Nós estamos sendo orientados pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAE) do Estado e pelo Centro Tecnológico de Hidráulica da USP/SP, que é especialista em barragens, e todos concordam conosco sobre a redução do volume de água no lago o quanto for preciso e seguro. E já estamos definindo como será realizada essa operação priorizando a integridade do que está abaixo do lago.", explicou o  Vice-Reitor Prof. Dr. Walter Libardi.

Leia Também

Últimas Notícias